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RH: SENSIBILIDADE, CREDIBILIDADE E VISÃO ESTRATÉGICA
(Djalma Barbosa & Marco Dalpozzo)

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RH: SENSIBILIDADE, CREDIBILIDADE E VISÃO ESTRATÉGICA

As organizações podem ser definidas como unidades sociais ou agrupamentos humanos, intencionalmente construidas e reconstruidas a fim de se atingir um ou mais objetivos específicos, juntando recursos vivos e amorfos para transformá-los em produtos. Uma organização funciona da seguinte forma: recebe inputs do ambiente (recursos diversos, matérias-primas, informações, conhecimentos etc.), processa e os transforma em produtos (bens, serviços, novos conhecimentos etc) e fornece outputs ou entrega dos resultados para o ambiente que retroalimenta esse sistema completando uma cadeia de valor. As organizações atualmente vivem um movimento de busca de diferenciação por meio de as- pectos qualitativos, criativos, conceituais e de serviços, fruto das verdadeiras e diferenciadoras capacidades humanas. A relação entre os indivíduos e a organização se dá na medida em que os seres humanos encontram no trabalho a vinculação que procura para suprir sua dependência nata. As pessoas precisam criar vínculos e “construir obras” por meio do trabalho para atingir sua realização. O RH deve ser sensível e estratégico para compreender as relações que se formam nas orga- nizações e as características humanas, para poder fazer delas algo mais fértil e positivo. A formação de duplas e grupos em organizações representam os instrumentos fundamentais para o processo de mudança e desenvolvimento, uma vez que são neles que os investimentos e as capacidades realizadoras das pessoas se mostram. Nos grupos “vencedores” pode-se identificar algumas características típicas como: busca de pessoas com talento e inteligência, líderes que se criam uns aos outros, cheios de talentos que querem trabalhar juntos, se vêem como vencedores, têm humildade e orgulho de ser, são unidos, são concentrados no objetivo e têm as pessoas certas no lugar certo. O RH deve mostrar aos líderes da organização a potencialidade e a complexidade relacional, criando uma estratégia de construção gradual de grupos de sucesso utilizando variáveis como a proposta de estruturação mínima de normas e regras, papéis e responsabilidades das pessoas, leitura da dinâmica do grupo e planejamento futuro. Os grupos podem ser de diferentes tipos e ter diferentes objetivos e papéis. Algumas tipologias de grupos são: grupos funcionais, grupos multifuncionais, grupos diferentes em organizações matriciais, grupos contingenciais e grupos intraníveis hierárquicos. Em nível organizacional, podemos identificar os seguintes sistemas de relações: sistema de cargos, relações interpessoais entre indivíduos, relações de poder e de influência e fluxos de comunicação. Liderança é direcionamento, guia, poder de influência, capacidade de enxergar uma destinação aparente e virtual e comunicar a outros, trazendo-os a si e convencendo-os a trabalhar e lutar para alcançar a meta definida e compartilhada.



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