Martin-Baker MB.5
(E.R. Hickel)
Caça monoposto de alto desempenho MB.5 de 1944. O MB.5 foi um aperfeiçoamento do caça MB.3, com fuselagem e asas redesenhadas, baseadas nas do P-51 Mustang, embora mantivesse o formato tubular compactado. Tinha hélice dupla em contra-rotação e tomada de ar para refrigeração sob a fuselagem após a cabine. O MB.5 foi altamente elogiado quanto ao seu desempenho, agilidade, maneabilidade e qualidade de fabricação. Teria sido uma possante aeronave nos campos de batalha caso o fim das hostilidades já não estivesse eminente. O projeto não teve continuidade em função da era das aeronaves a jato e por outros caças a hélice de alto desempenho já estarem em atividade. Apenas um protótipo construído. O modelo MB.5 tinha um motor Rolls-Royce Griffon 83 com 2.340HP de potência. A envergadura era de 10,67m e o comprimento de 11,30m. Suportava peso máximo de decolagem de 5.480Kg; atingia a velocidade máxima de 740Km/h, com alcance de 1.770Km e teto de 12.200m. A aeronave estava armada com quatro canhões de 20mm.
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