MATEMÁTICA APETECÍVEL-1
(Maria Arandas)
tanto se tem dito nos últimos anos em Portugal sobre a dificuldade de aprendizagem da Matemática e consequentes maus resultados! Não quero com isto dizer que os resultados apresentados sejam forjados. Mais uma vez, infelizmente, não são! Fico horrorizada com as classificações que nos colocam, ano após ano, na cauda da Europa! Honradas sejam as benditas excepções! Serão sempre louvadas, por mim e outros adeptos, mas delas não temos necessidade de nos ocupar agora. A DURA REGRA é que me dá que pensar!Já fui professora, muito exigente, porque não aceitei nunca promover incompetentes, depois equiparados a alunos aplicados. Não me afecta a opinião dos sucessivos Ministros da Educação, da Ciência e sei lá que mais, pois que tudo foi mudando de nome, entretanto, ao longo dos anos. Interrogo-me, isso sim, há mais de 20 anos, do porquê de tanto insucesso. Não vou abordá-lo, menos ainda discuti-lo.Proponho-me, apenas, referir algumas técnicas que aprendi e utilizei com sucesso enquanto professora e mãe de 2 filhas que, inevitavelmente, se cruzaram com a Matemática. Antes de mais, vão desculpar-me certos Psicólogos da praça, porque também tive formação em Pedagogia (apesar de, no meu tempo, nem sequer ser disciplina obrigatória para o exercício do ensino…), a palavra-chave é TRABALHO. Eu diria mais: TRABALHO, TRABALHO, TRABALHO, citando, entre outros, o Professor Manuel Damásio. Digo mais: esta palavra-chave, no fundo, não será aplicável a qualquer área, se se tiver em vista bons resultados, o sucesso, enfim? Depois, tenho de parafrasear um professor meu, homem rigoroso e excelente formador, que me ensinou algo para a Vida, nesta matéria: “A MATEMÁTICA ESTUDA-SE COM OS DEDOS”. Obrigada, Professor Arala Chaves! Não há milagres: ou se pratica, e os dedos são imprescindíveis, ou não há com certeza absoluta resultados! Os trabalhos de casa, para consolidação da matéria da aula, são, em minha opinião, absolutamente determinantes. Também neste ponto, felizmente, não sou um ALIEN, tenho muitos que me acompanham! Não é verdade, Professor Crato?Aqui vou dar o primeiro exemplo de como apliquei a minha teoria com as minhas alunas de eleição (todos os outros alunos que me perdoem, mas neste caso, EU TIVE DIREITOS RESERVADOS DE AUTOR!) – as minhas filhas! Logo no primeiro ano, desdramatizámos a TABUADA. A “música” a ela associada, desde há tantos anos, é uma excelente mnemónica… então, vamos fazer música com ela!Nesse tempo, todas as crianças adoravam os MINI-STARS e os ONDA-CHOC. Assim, negociámos que o tempo dispendido com as suas bandas favoritas seria igual (ou quase…) ao que passariam a estudar Matemática, neste caso, a Tabuada. Não conseguiria fazer uma comparação exacta se não utilizasse os mesmos meios técnicos: gravei uma cassete-audio com toda a Tabuada, em que a última informação era “Agora, rebobina e repete desde o início”. E elas faziam-no, para depois terem o leitor de cassetes liberto para as suas musiquinhas favoritas. Ambas sabem, creio que com orgulho, toda a tabuada, apesar de LICENCIDADAS EM ÁREAS NÃO DIRECTAMENTE RELACCIONADAS COM A MATEMÁTICA! Por que razão fiz isto? Tão simples quanto esta: tive alunos que poderia classificar de BRILHANTES… SE SOUSESSEM A TABUADA! Todo o raciocínio lógico, toda a análise, todo o conhecimento da matéria estava lá…excepto, desculpem-me a heresia, a BENDITA TABUADA! A esses, porque já se tratava dum nível mais elevado (leccionei no ensino secundário), entendi poder cativá-los com curiosidades, com exemplos práticos de aplicação de matérias que entendiam não ter a menor aplicação prática! NÃO ERA FÁCIL ENQUADRAR OS TEMAS LECCIONADOS COM AS SUAS BANDAS FAVORITAS! Fica um exemplo, deixarei outros em artigos seguintes: O NÚMERO PHI.PHI é representado pelo número 1,618(…). O maior relevo talvez lhe tenha sido dado na ARTE. PHI é considerado o número mais belo do mundo, o número divino, ou ainda, o número dourado. Advém da série de Fibonacci - uma progressão em que a soma dos termos adjacentes é igual ao termo seguinte, mas ainda em que os quocientes dos termos adjacentes tendem para PHI!É fácil “deslumbrar” os alunos se referirmos que, na Natureza, tanto Plantas, como Animais e Humanos todos revelam a fantástica razão de PHI. A omnipresença deste número levou a que fosse considerado como pré-determinação do Criador por alguns cientistas (daqueles bem antigos…) e, por conseguinte, fosse denominado a Divina Proporção. Por exemplo:1-) Leonardo Da Vinci foi o primeiro a demonstrar que no corpo humano existe intrinsecamente a razão PHI:a) A razão (divisão) entre a distância da nossa cabeça ao chão e a distância do umbigo ao chão é… 1,618(…), ou seja, o nosso PHI. b) A razão entre a distância do ombro à ponta dos dedos das mãos e a distância entre o cotovelo à ponta dos mesmos dedos é… PHI.2-) Numa colmeia, a razão entre o número de abelhas-fêmea e o número de abelhas-macho é… já adivinharam…: PHI, 1,618(…).Em artigos posteriores, dar-vos-ei a conhecer mais curiosidades com que despertar o interesse de alunos menos… CURIOSOS!Já agora, o meu gato PERSA RED TABBY chama-se PHI! Garanto que não é coincidência! Mas este, vão desculpar-me, É O MEU PHI!
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