Ambiente interno das organizações
(ezequiel)
AS ORGANIZAÇÕES E SEU AMBIENTE O AMBIENTE INTERNO DAS ORGANIZAÇÕES As organizações como sistemas sociais organizados apresentam as seguintes dimensões burocráticas: ? Normas e regulamentos: são regras gerais escritas determinando os procedimentos formais e definindo como a organização deve funcionar. ? Divisão do trabalho: na organização burocrática, todo trabalho deve ser fracionado e segmentado, ou seja, cada um é responsável por uma determinada atividade, não tendo uma visão global do processo.
? Hierarquia de autoridade: Tudo é regido pela obediência à autoridade superior, de onde o comando e a responsabilidade estão claramente estruturados e dimensionados. ? Relações impessoais ?Especialização da administração: quem administra a organização é um profissional qualificado para o cargo.
? Formalismo das comunicações: toda a comunicação deve ser documentada. ? Rotinas e procedimentos: a burocracia estabelece que as regras e as normas técnicas sejam fixadas para cada cargo. ? Previsibilidade de funcionamento: o comportamento do funcionário está condicionado às normas e regulamentos postos pela organização.
? Competência técnica: a seleção para admissão é baseada no mérito técnico. As organizações como sistemas complexos representam um sistema social organizado, com divisão de trabalho distribuída junto às pessoas para facilitar o alcance de seus objetivos. A totalidade é a característica sistêmica em que as organizações se encontram relacionadas, e qualquer alteração em uma delas influenciará as funções das outras. A reciprocidade é fácil perceber como as funções desenvolvidas por cada subsistema podem ajudar os outros subsistemas a alcançar seus objetivos. Os objetivos representam os alvos que se pretende alcançar com determinado sistema. As metáforas ajudam o pesquisador a entender como os fundamentos referentes às escolas do pensamento administrativo estão baseadas em insights associados com diferentes metáforas para a compreensão e o estudo do comportamento das organizações.
Resumos Relacionados
- Definição De Organização
- Políticas E EstratÉgias Atuais: GestÃo De Pessoas
- Gestão Das Organizações E De Projetos Do Terceiro Setor
- O Conceito De Ambiente Organizacional
- A Burocracia Na Modernidade Segundo Max Weber
|
|