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PRODUÇÃO DO BIODIESEL DE MAMONA EM ESCALA SEMI-INDUSTRIAL
(Carine T. Alves; Danilo C. Santos; Ednildo A. Torres)

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Cerca de 40% de toda a energia consumida no mundo provém do petróleo, do carvão e do gás natural. Essas fontes são limitadas e com previsão de esgotamento no futuro, portanto, a busca por fontes alternativas de energia é de suma importância. Neste contexto, os óleos vegetais aparecem como uma alternativa para substituição ao óleo diesel em motores de ignição por compressão, sendo o seu uso testado já em fins do século XIX, produzindo resultados satisfatórios no próprio motor diesel. Esta possibilidade de emprego de combustíveis de origem agrícola em motores do ciclo diesel é bastante atrativa tendo em vista o aspecto ambiental, por serem uma fonte renovável de energia e pelo fato do seu desenvolvimento permitir a redução da dependência de importação de petróleo (Química Nova, 2005).
Biodiesel é a denominação genérica dada a combustíveis e aditivos de fontes renováveis. Comparado ao óleo diesel derivado de petróleo, o biodiesel pode reduzir em 78% as emissões de gás carbônico, considerando-se a reabsorção pelas plantas. Além disso, reduz em 90% as emissões de fumaça e praticamente elimina as emissões de óxido de enxofre. É importante frisar que o biodiesel pode ser usado em qualquer motor de ciclo diesel, com pouca ou nenhuma necessidade de adaptação (AZEVEDO, 2004).
O óleo extraído da baga da mamona pode se transformar no principal produto para a fabricação de biodiesel, trata-se portanto, de uma alternativa ecologicamente correta, capaz de aumentar a geração de emprego e renda no campo, (o estado da Bahia produz cerca de 85% do óleo de mamona) especialmente nas áreas mais pobres, e reduzir a dependência dos derivados de petróleo.
O poder calorífico do biodiesel de mamona é muito próximo do poder calorífico do óleo diesel mineral. A diferença média em favor do óleo diesel do petróleo situa-se na ordem de somente 5%. Entretanto, com uma combustão completa, o biodiesel possui um consumo específico equivalente ao diesel mineral (Portal do Biodiesel, 2006).
De acordo com dados levantados por Pinto et.al, as universidades são as instituições que mais produzem artigos técnicos sobre biodiesel no mundo. O Brasil mais especificamente ostenta o 6º lugar no ranking mundial dentre os países que mais produzem patentes e artigos com relação ao Biodiesel. A operação da Planta Piloto de Biodiesel da Universidade Federal da Bahia vem a alavancar e manter a grande participação do Brasil nesta área.
Para satisfazer as necessidades em biodiesel previstas para 2008, no Brasil, serão necessários mais de um milhão de toneladas de ésteres de ácidos graxos por ano e no momento não há perspectivas de que esta produção seja garantida, e ainda, em diversos povoados do Brasil precisam-se de processos auto-sustentáveis que gerem energia e eletricidade para seu desenvolvimento.
O objetivo deste trabalho é o estudo comparativo do processo de produção do biodiesel, a partir do óleo de mamona, com catálise básica e rota etílica/metílica, saindo da bancada laboratorial para a escala industrial, operacionalizada na Planta Piloto de biodiesel instalada na Escola Politécnica/UFBA com capacidade de 5.000.000 de litros por ano.



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