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O diálogo entre o ensino e a aprendizagem
(Telma weisz; ana sanchez)

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A palavra de ordem é "diálogo" e dialogar com ensino e aprendizagem é antes de mais nada aprender, pois estabeler diálogo com as inquietações do professor e apresentar a fundamentação necessária para subsidiá-lo nas reflexões e na busca de ações criativas é o que propõe o livro "O diálogo entre o ensino e a aprendizagem".O tema sugere mudança, tanto na compreensaõ do processo de ensino quanto no processo de aprendizagem, visto sob a ótica construtivista, objetivando ajudar o professor a construir um olhar mais solidário e informado, e para isso precisamos tecer idéias.propõe um novo olhar sobre a aprendizagem . como as crianças constroem hipótese sobre a escrita e seus usos a partir da participação em situações nas quais os textos têm uma função social de fato.a função do professor é criar as condições para que o aluno possa exercer a sua ação de aprender participando de situações que favoreçam isso, no momento que o professor entender que o aprendiz sempre sabe alguma coisa e pode usar esse conhecimento para seguir aprendendo, ele se dá conta de que a pura intuição não é mais suficiente para guiar seu trabalho, o professor precisa de um conhecimento que é produzido no território da ciência. Isso porque, na verdade a gente consegue ver apenas o que tem instrumento para compreender.Na concepção de aprendizagem chamada construtivista na qual o conhecimento é visto como produto da ação e reflexão do aprendiz- esse aprendiz é compreendido como alguém que sabe alguma coisa e que, diante de novas informações que para ele fazem sentido, realiza um esforço para assimi-las. Ao deparar com questões que a ele se colocam como problemas, depara-se também com a necessidade de superação. E o conhecimento nova aparece como resultado de um processo de ampliação, diversificação e aprofundamento do conhecimento anterior que ele já sabe detém. Assim sendo, é inerente à própria concepção de aprendizagem, que se vá buscar o conhecimento prévio que o aprendiz tem sobre qualquer conteúdo. Essa tarefa é um desafio que só pode ser superado com o conhecimento científico específico. Enquanto se alfabetizam, as crianças passam por um momento em que representam com apenas uma letra,os fragmentos sonoros que conseguem isolar na fala, nesse momento a criança percebe que a escrita representa a pauta sonora, que para escrever usamos letras, que não é qualquer letra que serve para escrever-hipótese silábicaa partir das intervenções do professor a criança irá avançando em suas hipótese sobre a escrita. Cabe ao professor organizar situações de aprendizagem em que os alunos precisam pôr em jogo tudo o que sabem e pensam sobre o conteúdo que se quer ensinar; os alunos têm problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõem produzir;a organização da tarefa pelo professor garante a máxima circulação de informação possível; o conteúdo trabalhado mantém suas características de objeto sociocultural real, sem se transformar em objeto escolar vazio de significado social.



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