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Biografia de Jesus (parte IV)
(Donanfer)

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Biografia de Jesus (parte 4)O trabalho de Jesus entrou já na sua fase
decisiva: sua missão messiânica. Para ser discípulo seu (Cristiano) sempre foi
necessário crer que Ele era o Cristo, o Messias prometido, o Ungido de Deus.
Depois da segunda multiplicação dos pães o Senhor se dirigiu para Cesarea de
Filipo. Cruzou primeiro para Dalmanutá, uma aldeia muito pequena, hoje
desaparecida, vizinha a Magdala, onde novamente os fariseus e saduceos pediram
um signo do céu Nessa ocasião nem lhes responde. É possível que também neste
contexto Jesus tenha realizado a cura da mulher encurvada, episódio ao que se
acrescentam as duas parábolas da semente de mostarda e da levedura, que são
temas de gradatividade.

Já em Cesarea de Filipo teve lugar a
célebre confissão de Pedro, junto com o imediato primeiro anúncio da paixão e
ressurreição A rejeição de Pedro levou ao Senhor a ensinar que o cristão deveu
tomar sua cruz ; isto é, o cristão deve viver sua vida como martírio. No final
há o anúncio de sua futura transfiguração. No intervalo de oito dias entre os
episódios anteriores e sua transfiguração, o Senhor foi a Jerusalém para a
festa de Pentecostes. Indo pelo norte de Galiléia tiveram lugar as doutrinas a
propósito da porta estreita, a resposta a Herodes o raposo e o sucessivo
apóstrofe de Jerusalém. Deteve-se um sábado a almoçar em casa de um chefe de
fariseus, onde realiza a cura do hidrópico e expôs várias doutrinas mais sobre
a eleição de assentos e de convidados e a parábola dos que se escusaram. Posto
novamente em caminho insistiu na necessidade de deixá-lo todo Chegado em Jerusalém,
o paralítico curado anteriormente em Betzatá identificou ao Senhor, e então
começaram umas fortes discussões pela cura do paralítico, que desembocaram em
uma nova tentativa de matar a Jesus Esta atitude hostil permaneceu muito tempo.
De volta a Galiléia o Senhor ensinou as três parábolas da misericórdia (a
ovelha perdida, a dracma achada e o filho pródigo); e mais demore as parábolas
do administrador infiel e a do pobre Lázaro À chegada ao Monte Tabor teve lugar a transfiguração do Senhor Esta
teofanía guardou um paralelismo muito estreito com o batismo no Jordão,
especialmente por isso se referiu à voz de Deus Pai. Imediatamente depois de
descer do monte, teve lugar a cura do endiabrado epiléptico . E já na casa Jesus
se propagou no ensino aproxima da vida na comunidade de seus discípulos, na
Igreja. Durante a viagem à capital, e estando na fronteira entre Galiléia e
Samaría, Jesus realizou a cura dos dez leprosos. Em diálogo com certos fariseus
dividiu várias doutrinas sobre os últimos tempos (Lc 17, 20-37). Muito em
conexão com o anterior expôs a parábola do juiz iníquo e a viúva importuna E
aproximando-se já a Jerusalém ensinou a parábola do fariseu e o publicano. Começava
naquela época um período (magistralmente relatado por São Juan) de intensa
atividade do Senhor em Jerusalém. Entre a multidão que acudia para a festa de
Tabernáculos o clima era à vez de ansiedade e de temor. Seguia em marcha a
tentativa de dar morte a Jesus com o conhecimento das autoridades hebréias. Se
suscitou uma variedade de reações e então os fariseus começaram a promover um
mandato de captura do Sanedrín . Ao tanto destas tratativas, Jesus anunciou sua
próxima partida. O último dia da festa —o mais importante— Jesus fez gritando a
promessa da água viva . Se suscitaram novas divisões entre a gente . Também
falhou a tentativa de detenção ordenado por membros do Sanedrín ao serviço de
segurança do Templo . Se destacaram diversos eventos neste período. Em primeiro
lugar, o episódio da mulher adúltera Teve lugar de madrugada, em um dos
pórticos da esplanada do Templo. A seguir seguiram uma série de controvérsias
com os judeus. Jesus se proclamou Luz do mundo; e começou então uma discussão
com os fariseus sobre o testemunho de Jesus aproxima de si mesmo (Jn 8, 13-29).
Como conseqüência alguns creram em ele, e Jesus lhes falou da verdade que libera.
Se abriu então uma nova discussão sobre os verdadeiros filhos de Abraham, a
qual desembocou em uma tentativa de apedrejar a Jesus (Jn 7, 33-59). Havendo
saído do Templo e já na cidade Jesus realizou o célebre milagre da cura do cego
de nascimento . Algo mais demore teve lugar o encontro com Jesus, no qual o
curado há profissão de fé explícita na mesianidade do Senhor Alguns fariseus
ouviram a Jesus e então, ante a queixa destes, expôs a parábola do bom Pastor.
Como conseqüência se suscitaram novas dissenções entre os judeu Chegou a festa
da Dedicação ou de Janukká. Teve lugar ali a grande revelação messiânica de Jesus . Ao invés. Ato seguido, o Senhor se retirou ao outro lado do Jordão . Se
tem pouca informação aproxima do magistério de Jesus durante este tempo. Com
ela culminou a estadia de Jesus naquele lugar.



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