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EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
(ANA MARIA MORINI)

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A Educação a Distância tem se mostrado na atualidade, como uma modalidade de educação extremamente adequada e eficiente para atender às necessidades da sociedade contemporânea, tendo em vista as mudanças da economia mundial.
O avanço das tecnologias de informação e comunicação ampliou as possibilidades para acesso e disseminação do conhecimento. A Internet destaca-se neste cenário, abrindo novos horizontes para a Educação a Distância, que, por sua vez, vem crescendo rapidamente contribuindo com a democratização do acesso ao conhecimento e ampliando as oportunidades de trabalho e aprendizagem.
Por outro lado, a globalização da economia está exigindo dos profissionais maior qualificação em sua formação profissional e educacional e a Educação a Distância surge como uma alternativa para que estes profissionais busquem sua atualização profissional, beneficiando-se das possibilidades que esta modalidade de ensino apresenta.
A Educação a Distância provocou uma mudança nos papéis tradicionais vivenciados no ensino convencional, possibilitando a superação do modelo tradicional centrado na transmissão de informações do professor para os estudantes. O professor deixa de ser o centro da informação e torna-se o mediador, facilitador, gestor, mobilizador da aprendizagem. O aluno, sem a ajuda constante de um professor como acontece na aula presencial, precisa construir o conhecimento, desenvolver competências, habilidades, atitudes e hábitos para poder aprender.
O avanço das tecnologias e a integração das mídias proporcionam variadas possibilidades de estudo ao aluno. A Educação a Distância mudou, de certa forma, os papéis dos professores e dos alunos, em relação ao ensino presencial, possibilitando a superação do modelo tradicional centrado na transmissão de informações dos professores para os estudantes. Estudando a distância o aluno constrói conhecimento, aprende e desenvolve competências, habilidades, atitudes e hábitos para poder aprender, sem a ajuda constante de um professor como na aula presencial.
A Educação a Distância (EaD) vem crescendo rapidamente, proporcionando a democratização do acesso ao conhecimento e ampliando as oportunidades de trabalho e aprendizagem. Apoiada às novas tecnologias da informação e da comunicação, vem provar que educação independe de distância.
Os cursos por correspondência foram a primeira forma de ensino a distância e a história aponta sua presença em civilizações antigas como as sumérias e egípcias. Na Antiguidade Clássica existiam trocas de correspondências com fins educacionais.
A invenção da imprensa por Gutemberg na Alemanha, no século XV, é apontada por alguns teóricos, como Alves (1994) como a responsável pela origem da Educação a Distância. A substituição do livro manuscrito pelo impresso diminuiu consideravelmente os custos, possibilitou que um maior número de pessoas tivesse acesso ao estudo, permitiu que as pessoas estudassem em suas casas, enfim, alterou consideravelmente a forma de educar.
A implantação dos serviços postais modernos no século XV proporcionou maior segurança e regularidade das correspondências e determinou o desenvolvimento efetivo do estudo por correspondência. No ano de 1728, em Boston, foi encontrado o que pode ser um dos primeiros registros oficiais da Educação a Distância, feito por Cauleb Phillips, professor de taquigrafia. Ele publicou um anúncio na Gazeta de Boston oferecendo lições de taquigrafia que os interessados poderiam receber semanalmente em suas casas.
No entanto, é na Idade Moderna que começa a consolidação da educação por correspondência, tendo o material impresso como mídia e que alguns autores, como Moore e Kearsley (apud RODRIGUES, 1998), classificam como a primeira geração da Educação a Distância. O avanço das técnicas de impressão, as melhoras dos serviços postais e do sistema ferroviário facilitaram a produção e distribuição de grandes quantidades de materiais didáticos para grupos dispersos geograficamente. Por muitas décadas diversos tipos de cursos por correspondência foram e continuam sendo oferecidos em diversos países, inclusive no Brasil.
Em 1920, a expansão das emissoras de rádio por todo o mundo determinou que esta mídia passasse a ser o principal meio para o desenvolvimento de Educação a Distância.
Em 1930, nos Estados Unidos, começam os primeiros programas educativos, de forma experimental, pela televisão.
No final da década de 1960 e início da década de 1970, Moore e Kearsley identificam o surgimento da segunda geração da Educação a Distância, também conhecida como ensino multimídia a distância, caracterizada pelo uso de mídias de comunicação, como o rádio, a televisão, fitas de áudio, conferências por telefone, além do material impresso.
Nas décadas de 1970 e 1980 com a teleconferência, são realizadas experiências de transmissão de programas educacionais via satélite.
Em finais dos anos 80, os autores acima citados identificaram a terceira geração de Educação a Distância, que utiliza ambientes virtuais de aprendizagem interativos, com a internet e a videoconferência, priorizando os processos de comunicação.




CASTELLO BRANCO, Adyles. Educação a Distância: uma realidade próxima. Disponível em www.escolanet.com.br/sala_leitura/hist_ead.html . Acesso em 26/09/2006.
SARTORI, Ademilde; ROESLER, Jucimara. Educação Superior a Distância – Gestão da aprendizagem e da produção de materiais didáticos impressos e on-line.Tubarão: Unisul, 2005.

TORRES, Patrícia L.; LOCH, Márcia. Fundamentos da Educação a Distância. Palhoça: UnisulVirtual, 2005.

MORINI, Ana Maria. Características do Material Didático Impresso para Educação a Distância.TCC para o curso de Especialização em Metodologia do Ensino à Distância, pela UnisulVirtual, 2006.



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