Mercúrio 
(Anfi)
  
O mercúrio é um metal de cor prateada, em estado líquido na temperatura ambiente e se solidifica a -38,4ºc, esta propriedade deu-lhe na China o apelido de “Prata Líquida”. A sua densidade relativa situada nos 13,55dá-lhe etrada nos metais pesados.
 Metal não ferroso, é muito raro na natureza em estado puro, encontrando-se presente sob a forma de sulfuro no cinábrio, mineral vermelho vivo do qual é extraído.
 O mercúrio é utilizado já antes do século passado no tratamento da sífilis, entra na composição de diversos medicamentos da época.
 Na actividade, utiliza-se na fabricação de numerosos produtos como termómetros, barómetrs pilhas eléctricas; é utilizado tambémem algumas ligas metálicas-amalgamas-, estanhagem de espelhos, etc.
 Após a sua extração do mineral ao qual está associado, este metal, cujos compostos inorgânicos são na sua maior parte tóxicos, contamina de várias formas os ecossistemas. A combustão do carvão, atira para a atmosfera anualmente 3000 toneladas de ercúrio e outras 1600 proveêm da combustão do petrólero. A degradação das rochas produz mais 230 toneladas.
 Sob a acção de bactérias anacróbicas, os compostos do mercúrio dão lugar a formas extremamente tóxicas.
 Temos como exemplo, alguns fungicidas que contêm sais de mercúrio, com os quais se recobrem as sementes dos cereais. Os pássaros que as comem, absorvem o seu mercúrio, que se acumula nos seus predadores, chegando a causar perturbações fisiológicas evidentes.
 Ingeridas por erro, estas sementes, provocaram 8000 mortos no Paquistão em 1971 e 300 no Iraque em 1972.  
 Evaporando-se a todas as temperaturas, se for libertado numa casa aquecida, através por exemplo de uma ruptura acidental de um termómetro, lentamente dissemina-se pela casa “envenenando o ar”
 Genericamente o mercúrio polui o ar do planeta encontrando-se os seus vestígios até nos gelos da Antárctica.
  No organísmo, o mercúrio e seus sais, provoca em alguns casos, erupções cutâneas acompanhadas por comichão com ardor, febre e perturbações.
 Uma parte do mercúrio e dos seus sais acumulam-se no organismo, sendo o resto eliminado com aurina, fezes e transpiração. Sendo solúveis nas gorduras, os compostos orgânicos do mercúrio atacam o sistema nervoso, criando irritabilidade, nervosísmo, dores de cabeça e convulsões. O envenenamento por mercúrio causa o enfraquecimento dos múculos, a perda de visão e a morte.
 Além de no peixe, que não pode conter mais de 0,5mg de mercúrio por kilo para não causar perigo à saúde, também e alimentos como as aves de capoeira (quando alimentadas com farinha de peixe), nos cogumelos, em alguns tipos de pão integral e massa se pode encontrar mercúrio tendendo-se hoje a reduzir drásticamente a sua utilização por ser altamente tóxico. 
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- Mundo Da Medicina
  
  
- Os Perigos Do Mercúrio
  
  
- Cuidado Com O Mercúrio Quebrado
  
  
- Barômetro
  
  
- Amálgama: O Perigo Está Nas Nossas Bocas
  
 
 
 | 
     |