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Organização da qualidade e dinâmicas profissionais
(Ana Cristina Cabral; ana Margarida Colaço; gabriela Guerreiro)

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Resumos Informativos Texto: “ Organização da qualidade e dinâmicas profissionais”
Analisa-se a organização da qualidade e dinâmicas profissionais, no âmbito dos processos de modernização organizacional e tecnólogica. Para tal, se destaca a adopção de novos instrumentos de gestão da qualidade, uma vez que esta tende a ser uma área criadora de emprego e indutora de novas dinâmicas profissionais, ao nível da procura e da oferta de emprego, mais exigentes. Que passam por um processo de definir a qualidade como objectivo estratégico de empresa, apostando no desenvolvimento de saberes diversificados, em reconhecer a importância de outros domínios de especialização no acesso à qualidade, profissionalizar a gestão da qualidade, através de estratégias de recrutamento a nível de competências qualificadas e mais exigentes, bem como também nos sectores empresariais mais tradicionais e ainda o alargar da responsabilidade pela qualidade de todos a todos os profissionais. Tentar colmatar os baixos níveis de habilitações dos profissionais da qualidade, através de estratégias para o desenvolvimento de competências, apostando ainda no recrutamento externo de profissionais com habilitações superiores em qualidade. Sublinha-se ainda que na organização do trabalho na qualidade, existem duas questões a ter em linha de conta, como a normalização, ou seja a necessidade de cumprir requisitos, normas e por outro lado, o apelo às actividades criativas que exigem adaptação e flexibilidade que distinguem a qualidade. Para tal, o trabalho em equipa é fundamental, a fim de tirar partido das capacidades de todos os intervenientes. Salienta-se a importância da organização do trabalho e competências, na medida em que estas são fundamentais para a criação de perfis profissionais, tais como a importância dos saberes sociais e relacionais, o alargamento dos saberes técnicos e dos saberes teóricos, a exploração das tecnologias de informação e comunicação na gestaão da qualidade, o reforço da flexibilidade profissional e a qualidade como ferramenta organizacional. Recomenda-se que as empresas apostem na qualidade como factor determinante de sucesso e como filosofia empresarial. Conclui-se que a variável organização do trabalho é determinante na evolução dos domínios profissionais da qualidade.



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