BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Qualidade Total
(Silva; A. Lopes)

Publicidade
Qualidade Total

Na primeira metade dos anos 80 o ambiente competitivo americano mudou significativamente. Ocorreu uma revolução na organização e tecnologia das operações industriais que deixou alguns produtos americanos tecnologicamente defasados e numa posição competitiva precária.

Inicialmente os americanos pensaram que os produtos estrangeiros, principalmente os japoneses fossem fruto dos baixos salários pagos no exterior, mas não tardou para eles perceberem que estavam no limiar de uma revolução nas operações industriais.

A revolução foi desencadeada por práticas inovadoras desenvolvidas pelos japoneses durante os anos 70, e pela disponibilidade de novas tecnologias que reduziam significativamente o nível de mão-de-obra direta dos produtos manufaturados. Na dianteira da revolução estavam novas práticas enfatizando o controle de qualidade total, sistemas just in time e sistemas de fabricação integrada por computador.

Campos ( 1992) destaca que o Controle de Qualidade Total é um sistema administrativo aperfeiçoado no Japão, a partir de idéias americanas ali introduzidas logo após a Segunda Guerra Mundial. O sistema é conhecido no Japão sob a sigla TQC (“Total Quality Control”). Destaca ainda abaixo o princípio da abordagem gerencial do TQC:

O Controle de Qualidade Total é regido pelos seguintes princípios básicos:

a. Produzir e fornecer produtos e/ou serviços que atendam concretamente as necessidades do cliente;
b. Garantir a sobrevivência da empresa através do lucro contínuo adquirido pelo domínio da qualidade;
c. Identificar o problema mais crítico e solucioná-lo pela mais alta prioridade;
d. Falar, racionalizar e decidir com dados e com base em fatos;
e. Gerenciar a empresa ao longo do processo e não por resultados;
f. Reduzir metodicamente as dispersões através do isolamento de suas causas fundamentais;
g. O cliente é o rei. Não permitir a venda de produtos defeituosos;
h. Procurar prevenir a origem de problemas;
i. Nunca permitir que o mesmo problema se repita pela mesma causa;
j. Respeitar os empregados como seres humanos independentes;
k. Definir e garantir a execução da visão e estratégia da alta direção da empresa.

O TCQ é uma abordagem amplamente consagrada tem prestado significativa contribuição às empresa na busca da excelência e de padrões globais de qualidade.



Resumos Relacionados


- Controle Da Qualidade Total

- A Manutenção Industrial E Qualidade Total

- Controle Total De Qualidade

- Qualidade

- Gestão Da Qualidade Total / Total Quality Managment / Os Estagios Da Qualidade Total



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia