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Vickers Wellington
(E.R. Hickel)

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Bombardeiro médio e patrulha naval Wellington, para seis tripulantes. Aeronave bimotor de construção geodésica, de 1936; foi o principal bombardeiro britânico durante a primeira parte da Segunda Grande Guerra. Contudo a RAF foi logo forçada a abandonar os ataques diurnos devido a vulnerabilidade do Wellington. A aeronave foi mantida em produção até o fim da Guerra. Após a sua substituição no Comando de Bombardeiros pelos novos quadrimotores, os Wellington voaram em várias outras tarefas, principalmente na patrulha naval, sendo alguns aparelhos usados até 1950. Na variante Mk.X introduziu-se a estrutura da fuselagem em liga-leve ao invés de aço. Houveram ainda protótipos e uma pequena produção (cerca de 60) de Mk.V e Mk.VI, com sistemas primários de pressurização da cabine, mas que não entraram em serviço. Ao todo 11.461 Wellington foram produzidos, com motores Pegasus, Hercules, Merlin ou mesmo Twin Wasp. O modelo Mk.III tinha dois motores Bristol Hercules XI com 1.500HP de potência cada. A envergadura era de 26,26m e o comprimento de 18,54m. Suportava peso máximo de decolagem de 13.380Kg; atingia a velocidade máxima de 410Km/h, com alcance de 2.450Km e teto de 5.790m. A aeronave estava armada com oito metralhadoras de 7,69mm (calibre .30) e podia carregar até 2.040kg de explosivos.



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