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HERÁCLITO de Éfeso - VIDA, OBRA E IMPORTÂNCIA
(filosofolionessantos)

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HERÁCLITO de Éfeso - VIDA, OBRA E IMPORTÂNCIA

BIOGRAFIA:
Data de nascimento (* ca. 540 a C.). Filósofo – de família aristocrática, renuncia à dignidade de rei-sacerdote – rejeita todavia a democracia e defende uma aristocracia do espírito (dos intelectuais) – decepcionado com a sociedade se retira à solidão.

FLASHES DE SUA PRODUÇÃO:
-Seu objetivo é ético-político, não “científico” como o dos filósofos da natureza (não segue a linha de Tales).
-“Todo acontecer é regido por leis universais” (para Heráclito: no sentido normativo de deveres comuns, não no sentido da teoria das invariações).
-“Unidade na diversidade” (identidade e invariação das coisas no rio (fluxo) de suas transformações: “Nunca podes entrar no mesmo rio pela segunda vez”. O rio pode ser identificado como o mesmo, embora que sempre haja transformações de situações, circunstâncias e coisas.
-“O que se pode dizer do ser concreto (observável), vale também para o cosmo: a transformabilidade e transformação das coisas: a) a consciência das proporções dos componentes do todo; b) a coincidência dos opostos sob a lei da luta; c) a invariabilidade do “logos” por causa da universalidade das leis. Daí seu postulado: “As transformações observáveis tem validade também para o não observável e vice versa”.
-Pressuposição da unidade e uniformidade do cosmo.
-A realidade pensada é mais real do que a empírica (os sentidos podem-se enganar).
-Saber é observação e razão.
-Sabedoria é dizer a verdade e viver de acordo com a natureza.

IMPORTÂNCIA:
-Visão crítica e primeira formulação da unidade na diversidade e, com isso, das transformações (tudo está em fluxo), as quais, contudo, conservam algo de invariante e constante, pelo qual pode ser identificados.
-Constatação e afirmação de generalizações e conclusões que ultrapassam a observação.
-Contribuição para a lógica dialética (oposição, transformação, conservação, luta, etc.), embora que não parece isto estar na intenção de Heráclito.
-Visão de complementação dos “opostos”- concepção de leis universais que regem o universo, a ciência, a sociedade e a ética.



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