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Quinto mandamento: viver a Justiça. In: OS DEZ MANDAMENTOS DA ÉTICA
(Gabriel Chalita)

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Quinto mandamento: viver a Justiça. In: OS DEZ MANDAMENTOS DA ÉTICA - Gabriel Chalita

-A justiça é a excelência mais completa;
-A justiça é ao mesmo tempo individual e coletiva;
-A consciência é uma boa sinalizadora do sentido da justiça;
-É nos simples fatos do cotidiano que a grandeza da justiça se realiza;
-Quanto mais a educação caminhar para o sentido da justiça, mais natural será a vivência desta;
-A justiça é a disposição da alma que conduz as ações do indivíduo segundo as formas mais complexas da excelência moral;
-Toda ação virtuosa é justa;
-A prática da excelência moral é um processo individual;
-A prática da excelência moral é ação ou omissão;
-Na justiça, o valor é vislumbrado na busca da excelência moral voltada para o bem do próximo;
-Liberdade é conseguir utilizar a razão para orientar as ações em um vôo altaneiro rumo ao cume da felicidade;
-Ninguém é feliz sem ser justo;
-Os direitos individuais são mantidos na sociedade;
-O bem social se relaciona intimamente com o conceito de justiça;
-A justiça social é promovida pelas leis;
-As violações nas leis indicam que a justiça perfeita não deve ser entendida como um conjunto de leis perfeitas, cumpridas perfeitamente;
-O ideal seria que a justiça definisse as leis, e não o contrário;
-Há leis injustas que devem ser abolidas ou modificadas a medida que a sociedade evolui;
-A hierarquia entre as leis estabelece com clareza o tipo de sociedade que se quer construir;
-O princípio da dignidade da pessoa humana contém em seu significado tudo aquilo que pode sonhar um Estado;
-A dignidade de todos os filhos do Estado é o sentido da justiça que conduz a felicidade;
-A justiça também pode ser entendida como a correta divisão dos bens e dos direitos a todas as pessoas que compõem um grupo social;
-A injustiça é um tipo de deficiência moral;
-Nem tudo que contradiz o princípio da excelência moral é injusto (ex. um avaro que nega ajuda a um amigo necessitado);
-É a ambição que caracteriza as atividades injustas;
-A justiça distributiva garante que cada pessoa da comunidade receba a parcela da responsabilidade, de valores e de reconhecimento social, conforme o mérito de cada um;
-O caráter distributivo da justiça garante a coesão, a estabilidade e o “bom funcionamento” do grupo social;
-A justiça corretiva diz respeito às relações interpessoais;
-A justiça corretiva procura promover trocas equilibradas entre as pessoas e corrigir a divisão dos valores erroneamente feita por meio da atividade injusta;
-Na justiça corretiva, o juiz funciona como se fosse um ábitrio;
-As relações entre as pessoas que vivem em comunidade precisam ser mediadas pela justiça;
-O exercício do poder pode ser considerado o ponto mais importante no que se refere às reflexões da ética sobre a justiça;
-A ética deve orientar as ações públicas dos pais, do Estado, do município, e as ações individuais de todos os cidadãos;
-A ética se concretiza na vida política de uma comunidade quando a justiça é respeitada e promovida e as injustiças são corrigidas e punidas;
-A lei deve ser mais “forte” que as pessoas;
-O poder é efêmero;
-A coisa pública precisa ser respeitada para que a ética prevaleça;
-O serviço é uma oferenda a magia do encontro humano na busca pela verdadeira paz;
-A injustiça na política também precisa estar presente no povo, no governado;
-A redação de boas leis e a obediência a elas é o aspecto “formal” das relações entre justiça e política;
-Toda lei tem sua razão de ser nas pessoas;
-Direitos e privilégios não são sinônimos; estes últimos são daninhos para a sociedade;
-É preciso cobrar dos governantes e ao mesmo tempo não ficar deitado esperando que alguém tome providências. Isto é fazer história;
Os atos de um indivíduo na vida política são como uma inspiração para os outros, por isso aquele nunca estará sozinho;
-A justiça, a política e a ética só alcançam seus objetivos por meio de uma comunidade viva, democrática e forte;
-Uma ação justa depende do agente;
-Agir justamente X fazer uma ação justa;
-Justiça e injustiça sempre envolvem mais de uma pessoa;
-As leis são fundamentais para a proteção da justiça;
- A verdadeira justiça nasce da alma, as leis devem ser seus auxiliares, guias de orientação.



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