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As exigências e competências do futsal (parte 3 de 4)
(El Patron)

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a3) variáveis e indicadores estruturantes sob as competências identificadas As variáveis que considerei tendo em conta as exigências são a velocidade de captação de estímulos/processamento de informação cerebral, factores biomecânicos (relação centro de massa/base de apoio, força exercida na bola, ponto de aplicação, ângulo de saída da bola, cadeia cinética, rotação dos eixos, etc…), interacção dos membros da equipa, ambiente (apoio do público), fisionomia/anatomia do indivíduo, papel do treinador, compleição física do jogador e tempo e espaço disponível para realizar a tarefa. O ambiente é influenciável porque o apoio do público é benéfico geralmente para a equipa que joga em casa, porque o apoio do público melhora bastante os factores psicológicos como a auto – confiança, a moral, a concentração e a atitude mental porque transmite aos jogadores continuamente apoio e interacção, obrigando –os a estar atentos, confiantes nas suas capacidades, ter espírito de sacrifício pela sua equipa e uma atitude mental exigente, ganhadora e competitiva. Mas este facto é uma tendência evolutiva contraditória porque por um lado há sem dúvida esses benefícios, mas por outro lado, nos casos em que o público, incentiva a violência e protesta muito com as decisões dos árbitros, o público pode influenciar o comportamento dos jogadores em condutas violentas ou indisciplinares, através de uma transmissão de adrenalina/energia negativa a mais para dentro do campo. O papel do treinador vai interferir nas competências do indivíduo, em três sentidos: nos treinos, no sentido de melhorar capacidades tecnológicas/físicas, durante o jogo e nos treinos, no sentido de evoluir o conhecimento táctico e transmitir conceitos tácticos e finalmente, a toda a hora (na comunicação social, nos treinos, no jogo, etc…no sentido de transmitir uma atitude mental (pressão de ganhar, controlo emocional) e motivação (auto – confiança) ao indivíduo. A anatomia/fisionomia do indivíduo é importante porque, por exemplo, se considerarmos que um certo jogador precisa de ganhar mais velocidade, mas pelo n º de fibras brancas do tipo 2 que ele apresenta, por mais que ele faça trabalho de hipertrofia muscular, ele à partida estará limitado na evolução da velocidade, então fazer trabalho de ginásio para melhorar esse aspecto seria uma perda de tempo com ele, que podia ser aproveitada a melhorar outros factores menos bons, e a força tem que ser treinado de uma forma contextualizada e não no ginásio onde a realização dos movimentos de força vão ter pouco a ver com os movimentos executados no jogo de futsal. Assim é importante realizar testes de avaliação, para ficarmos a saber o seu potencial de evolução, porque esse é o objectivo do treino.



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