BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Concepção da Pesquisa Exploratória. Parte 1
(Jandir)

Publicidade
CONCEPÇÃO DA PESQUISA EXPLORATÓRIA:

PESQUISA QUALITATIVA



Tal como a analise de dados
secundários, a pesquisa qualitativa é uma metodologia importante usada em
pesquisa exploratória. Os pesquisadores realizam pesquisa qualitativa para
definir o problema ou elaborar uma abordagem. Na elaboração da abordagem,
utiliza-se com freqüência a pesquisa qualitativa para gerar hipóteses e
identificar variáveis que devem ser incluídas na pesquisa. Quando não se faz
pesquisa conclusiva ou quantitativa, a pesquisa qualitativa e os dados
secundário constituem a maior parte do projeto de pesquisa.



A pesquisa qualitativa
proporciona melhor visão e compreensão do contexto do problema, enquanto a
pesquisa quantitativa procura quantificar os dados e aplica alguma forma da analise
estatística. Sempre que se observar um novo problema de marketing, a pesquisa
quantitativa deve ser precedida da pesquisa qualitativa apropriada.



FUNDAMENTOS LOGICOS PARA O USO DA
PESQUISA QUALITATIVA



Há varias razoes para se usar a pesquisa qualitativa. Nem
sempre é possível, ou conveniente, utilizar métodos plenamente estruturados ou
formais para obter informações dos respondentes. Pode ser que as pessoas não
queiram responder a certas perguntas, ou mesmo que sejam incapazes disso. Elas
não desejam dar respostas verdadeiras a perguntas que invadam sua privacidade,
causem desconforto, ou tenham impacto negativo sobre seu ego ou status.



UMA CLASSIFICAÇAO DOS PROCESSOS DE
PESQUISA QUALITATIVA



São classificados em dois processos: direto e indireto.

Uma abordagem direta não é disfarçada. O objetivo do projeto
é revelado aos respondentes, ou então é obvio pelas próprias questões
formuladas. Os grupos de enfoque e as entrevistas de profundidade são as
técnicas diretas mais importantes. Em contraste, a pesquisa que toma a forma de
uma abordagem indireta disfarça o verdadeiro objetivo do projeto.



Resumos Relacionados


- Concepção Da Pesquisa Exploratória. Parte 3

- Concepção Da Pesquisa Exploratória. Parte 2

- Pesquisa Qualitativa E Formação De Professores: Pressupostos Teóricos E Validez

- Questões De ética Na Pesquisa Em Linguística Aplicada

- Pesquisa De Marketing



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia