Concepção da Pesquisa Exploratória. Parte 2
(Jandir)
GRUPOS DE FOCO
Entrevista realizada, de maneira não-estruturada e natura, por um moderador
treinado, junto a um pequeno grupo de respondentes.
O valor da técnica está nos resultados inesperados que em
geral se obtém de um grupo de discussão livre.
Os grupos de foco constituem o processo mais importante de
pesquisa qualitativa. São tão populares que muitas pessoas que fazem pesquisa
de marketing consideram esta técnica um sinônimo de pesquisa qualitativa.
Características: Delicadeza com firmeza. O moderador precisa
ser um misto de disciplina com empatia, a fim de gerar a necessária interação.
Permissividade. Ser
permissivo, mas atento a sinais de que a cordialidade ou a finalidade do grupo
estejam se desintegrando.
Envolvimento. Incentivar
e estimular um intenso envolvimento pessoal.
Compreensão incompleta. Incentivar os respondentes a serem
mais específicos sobre comentários generalizados, apresentando uma compreensão
incompleta.
Incentivo. Sempre
alertar os participantes hesitantes a assumirem papel mais ativo.
Flexibilidade.
Ser capaz de improvisar e alterar o esboço planejado entre as distrações do
processo de grupo.
Sensibilidade. Ser suficientemente
sensível para conduzir a discussão em grupo em alto nível intelectual e
emocional.
Planejamento
e Administração de Grupos de FocoDeterminar
os objetivos do projeto de pesquisa de marketing e definir o problema Especificar
os objetivos da pesquisa qualitativaDefinir
os objetivos/questões a serem respondidas pelos grupos de focoRedigir
um questionário selecionadorElaborar
um perfil do moderadorConduzir
as entrevistas dos Grupos de FocoRevisar
os tapes e analisar os dadosResumir
os resultados e planejar uma pesquisa ou ação de acompanhamento.
ENTREVISTAS DE PROFUNDIDADE
As entrevistas de profundidade constituem outro método de
obtenção de dado qualitativa. Entrevistas de profundidade são uma entrevista
não-estruturada, direta, pessoa, e que um único respondente é testado por um
entrevistador altamente treinado, para descobrir motivações, crenças, atitudes
e sensações subjacentes sobre um tópico.
Técnicas:
Três técnicas de entrevista de profundidade estão ganhando popularidade
ultimamente:
Progressão – Técnica para fazer entrevistas de profundidade em que a seqüência
de perguntas emana das características do produto para as características do
usuário.
Perguntas sobre problemas ocultos – Tipo de entrevista que
procura localizar os pontos sensíveis relacionados com preocupações pessoais
profundas.
Analise simbólica – Técnica para fazer entrevistas de
profundidade em que o significado simbólico de objetivos é analisado em
comparação com seus opostos.
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