BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Concepção da Pesquisa Exploratória. Parte 3
(Jandir)

Publicidade
TECNICAS PROJETIVAS




Forma não-estruturada e indireta de questionário que incentiva os entrevistados
a projetarem suas motivações, crenças, atitudes, ou sensações subjacentes sobre
os problemas em estudo.







Técnicas de associação – Um tipo de técnica projetiva em que
se apresenta ao entrevistado um estímulo, e se pede que ele responda com a
primeira coisa que lhe vem à mente.



Associação de palavras – Uma técnica projetiva em que se
apresenta aos entrevistados uma lista de palavras, uma de cada vez. Após cada
palavra, os entrevistados devem falar a primeira palavra que lhes vier à mente.



Técnicas de Completamento – Uma técnica a qual o
entrevistado deve completar uma situação de estímulo incompleto.



Completamento de sentenças – Se apresentam varias sentenças
incompletas aos entrevistados, que devem completa-las.
Completamento de uma historia – É dada aos respondentes parte de uma historia,
e eles devem formular as conclusões com suas próprias palavras.



Técnicas de Construção – O entrevistado deve construir uma
resposta em forma de uma história, um diálogo, ou uma descrição.
Técnica de resposta por figura – Apresenta-se uma figura ao entrevistado,
pedindo-lhe que conte uma história descrevendo-a.
Técnicas Expressivas – Apresenta-se ao entrevistado uma situação verbal ou
visual, pedindo-lhe que relate as sensações e atitudes de outras pessoas em
relação à situação.



Desempenho de um papel – Os entrevistados devem assumir o
comportamento de outra pessoa.



Técnica da terceira pessoa – Apresenta-se ao entrevistado
uma situação verbal ou visual, pedindo-lhe que relate as crenças e atitudes de
uma terceira pessoa a respeito da situação.











Aplicações das técnicas projetivas:
1. As técnicas projetivas devem ser usadas quando a informação desejada não
pode ser obtida com precisão por métodos diretos.



2. As técnicas projetivas
devem ser usadas para pesquisa exploratória, para proporcionar entendimento e
compreensão iniciais.



3. Em vista de sua
complexidade, as técnicas projetivas não devem ser usadas ingenuamente.



Observadas essas
diretrizes, as técnicas projetivas, juntamente com outras técnicas
qualitativas, podem fornecer informações valiosas.











A pesquisa qualitativa e a
pesquisa quantitativa devem ser encaradas como complementares. Os métodos da
pesquisa qualitativa podem ser diretos ou indiretos. Nos métodos diretos, os
entrevistados podem discernir o verdadeiro objetivo da pesquisa, enquanto que
os métodos indiretos disfarçam aquele objetivo. Os principais métodos são
grupos de foco e as entrevistas de profundidade. Os grupos de foco são
realizados em um contexto de grupo, enquanto que as entrevistas de profundidade
são feitas uma a uma. As entrevistas por grupo de foco constituem a técnica
mais utilizada de pesquisa qualitativa.



A pesquisa qualitativa pode
revelar diferenças significativas entre mercados internos e externos. A decisão
sobre realizar grupos de foco ou entrevistas de profundidade, e como
interpretar os resultados, depende essencialmente de fatores culturais. Ao
fazer pesquisa qualitativa o pesquisador e o cliente devem respeitar o
entrevistado – o que inclui a proteção do anonimato do participante para
assegurar sua participação, e realização da pesquisa de uma forma que não
constranja nem prejudique o entrevistado.



Os PCs e computadores podem
ser usados para selecionar entrevistados e analisar dados qualitativos.



Resumos Relacionados


- Concepção Da Pesquisa Exploratória. Parte 2

- Metodologia Da Pesquisa De Mercado

- Análise Qualitativa

- Dois Tipos De Questões De Pesquisa

- Coleta De Informações Em Pesquisa Científica



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia