| Lirica camoniana
 (Hanna)
 
 
 Lírica camoniana 
 Medida Velha:
 -De influência da poesia tradicional portuguesa nomeadamente da trovadoresca e palaciana.
 -Algumas composições poéticas: cantigas, vilacentes, esparças, endechas…
 -redondilha menor (cinco sílabas métricas) e maior (sete sílabas métricas).
 
 -Temas tradicionais e populares da medida velha:
 -a menina que vai à fonte;
 -o verde dos campos e dos olhos;
 -o amor simples e natural;
 -a saudade e o sofrimento;
 -a dor e a mágoa;
 -o ambiente cortesão com as suas “cousas de folgar” e as futilidades;
 -a exaltação da beleza de uma mulher de condição servil, de olhos pretos e tez morena (a “Barbara, escrava”);
 -a infelicidade presente e a felicidade passada.
 
 Medida Nova:
 -Poesia de influência renascentista nomeadamente de Dante e Petrarca.
 -Algumas composições poéticas: sonetos, odes, canções, éclogas…
 -decassílabos.
 -O amor surge, à maneira petrarquista, como fonte de contradições, entre a vida e a morte, a água e o fogo, a esperança e o desengano;
 -A concepção da mulher, outro tema essencial da lírica camoniana, em íntima ligação com a temática amorosa e com o tratamento dado à Natureza (“locus amenus”), oscila igualmente entre o pólo platónico (ideal de beleza física, espelho da beleza interior), representado pelo modelo de Laura e o modelo renascentista de Vénus.
 
 Principais Temáticas Camonianas (medida velha e nova):
 -saudade
 -a mulher idealizada e a mulher de influência africana e asiática
 -natureza
 -mudança
 -desconcerto pessoal
 -desconcerto do mundo
 -o amor platónico e o amor baixo e rude.
 
 Recursos Estilísticos
 
 Anáfora: Repetição intensional de uma palavra ou palavras no início de frases ou versos seguintes, para destacar o que se repete.
 
 Antítese: Consiste no contraste entre dois elementos ou ideias.
 
 Comparação: Consiste em estabelecer uma relação de semelhança através de uma palavra, ou expressão comparativa, ou de verbos a ela equivalentes.
 
 Enumeração: Consiste na apresentação sucessiva de vários elementos (frequentemente da mesma classe gramatical)
 
 Eufemismo: Consiste em transmitir de forma atenuada uma ideia ou realidade que é desagradável
 
 Hipérbole: Consiste no emprego de uma expressão que exagera o pensamento para dar mais ênfase ao discurso.
 
 Ironia: Consiste em atribuir às palavras um significado diferente daquele que na realidade têm.
 
 Metáfora: Consiste em designar um objecto ou uma ideia por uma palavra (ou palavras) de outro campo semântico, associando-as por analogia. Se, no contexto, essa analogia é por vezes fácil de identificar, outras vezes permite interpretações diversificadas...
 
 Paradoxo: Expressa uma contradição, através da simultaneidade de elementos contrários.
 
 Perífrase: Consiste em dizer por várias palavras o que poderia ser dito por algumas ou apenas uma.
 
 Personificação: Consiste na atribuição de propriedades humanas a animais irracionais ou a seres inanimados.
 
 
 
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