BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


A Educação Progressiva e suas Influências Teóricas
(Pablo Silva Machado Bispo dos Santos)

Publicidade
A perspectiva teórica chamada “Educação Progressiva” se prende a três noções fundamentais, cuja apropriação e síntese particulares, vieram a compor este constructo, amplamente divulgado e discutido, mas nem sempre compreendido com uma precisão correspondente. Tais noções são as de progresso, educação e democracia.
No tocante à noção de progresso, é necessário destacar que: de John Dewey a Anísio Teixeira e Lourenço Filho [...] progresso passou a ter um sentido de adiantamento, desenvolvimento, aperfeiçoamento, evolução[1](SCHNEIDER, 1986, p. 3)”. Em relação á influência da idéia de progresso na elaboração teórica de Dewey, é necessário lembrar que esta toma um sentido evolutivo e linear, bastante similar à teoria evolucionista de Charles Darwin, no sentido de pressupor que o devir que se apresenta aos indivíduos é o de uma adaptação cada vez mais perfeita ao meio, que por usa vez se modifica pela ação destes mesmos indivíduos. A diferença principal entre o evolucionismo darwiniano e o pragmatismo de John Dewey é a de que o primeiro referia-se às espécies animais e vegetais, do ponto de vista da adaptação de seus organismos ao meio, enquanto que para Dewey o progresso se dá tanto naquilo que respeita à adaptação biológica do organismo quanto à sua crescente integração numa sociedade harmônica, já que Dewey trata especificamente do ser humano em suas relações com o meio social pela via da Educação, enquanto que Darwin trata da adaptação biológica dos organismos vivos, de maneira geral.
Com relação à idéia de democracia, Dewey entende que a referida integração harmônica dos indivíduos se daria pela via do processo democrático, especialmente na perspectiva de uma democracia representativa. Para esteautor porém a democracia estaria de alguma forma “inscrita” no indivíduo, sendo conforme nos diz Anísio Teixeira ao citar Dewey: “a expressão ética da vida[2] (TEIXEIRA, 1967; 26)”. Para que este ideal de integração democrática dos indivíduos, seria necessário um meio de fazer com que estes percebessem de que maneira poderiam vir a fazer parte desta sociedade ( a qual, após ter progredido seria mais justa e feliz) , e este meio vem a ser a educação.
No que alude à noção de educação, Dewey a entende como: “o processo de reconstrução e reorganização da experiência[3] (DEWEY, 1976; p. 131)”. Mas antes de se pensar esta reconstrução e reorganização da experiência, é necessário ter em conta o que Dewey compreende como sendo a experiência. Para este autor, a experiência é o resultado da reflexão que o indivíduo realiza sobre a sua interação com os outros indivíduos e com o meio, reflexão esta cada vez mais ampliada à medida em que o indivíduo vive. Com isto, entende-se a “reconstrução da experiência” operada pela educação como sendo a forma a partir da qual a experiência individual seria conduzida de maneira a levá-lo a se integrar cada vez mais a seu meio social e a fazê-lo melhorar continuamente (progredir).
Assim, a “Educação Progressiva” teria como principal função: “preparar o indivíduo para uma sociedade em processo constante de mudança[4] (KILPATRICK, 1972; p. 34)” e, simultaneamente, promover esta continua mudança social. Tal perspectiva teórica, conforme será visto adiante influenciou de modo marcante a obra de Anísio Teixeira.




[1] SCHNEIDER, E. Progresso e História da Educação: uma releitura de Anísio Teixeira e Paul Monroe. Forum Educacional. Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, jul-set, 1986, p. 3-15.

[2] TEIXEIRA, A. Pequena Introdução à filosofia da Educação – A Escola Progressiva ou a transformação da Escola. São Paulo, Editora Nacional: 1967.

[3] DEWEY, J. Experiência e Educação (trad. De Anísio Teixeira). São Paulo, Editora Nacional: 1976 (2ª ed).

[4] KILPATRICK, W. A Educação para uma sociedade em mudança. Rio de Janeiro, Melhoramentos: 1972.



Resumos Relacionados


- John Dewey

- Anísio Teixeira E O Nacionalismo Desenvolvimentista

- Vida E Educação

- Democracia E Educação

- Anísio Teixeira



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia