Mecônio, o magnânimo
(Giorgio Cappelli)
Mecônio, o magnânimo
Lá estava ele, nosso mui amado e tão querido conhecido Mecônio em casa, assistindo a um filme de ação no DVD, e eis que o tilintar da campainha telefônica se intromete em uma bela perseguição automobilística.
Pois que Mecônio apertou a tecla pause para atender ao chamado. Felizmente, do outro lado do chamado, ninguém lhe disse “Sete dias”. Reconheceu, de pronto, a voz:
– Dona Devássia! Que surpresa! – afirmou, sem expressão nenhuma, uma vez que surpresas tanto podem ser boas como ruins e ele adorava esse lance de deixar as coisas no ar. Ah, sim, também tinha problemas de gases.
– Mecônio, meu filho! Aconteceu uma tragédia! A Vagábia!
Vagábia, filha de dona Devássia e ex-namorada de Mecônio.
– O que tem a Vagábia? – questionou ele, reconhecendo o teor de aflição na mulher.
– A Vagábia tá doente, Mecônio! Uma doença rara no sangue!
Imagens passaram correndo pela mente de Mecônio. Os momentos da mais pura felicidade compartilhados entre ele e Vagábia, as juras de amor, a promessa que ela lhe fizera de ficarem juntos para sempre, as cenas de paixão explícita dele por ela, o pé na bunda que recebera dela, via e-mail, com as desculpas mais esfarrapadas do mundo.
– Doença? – interessou-se o rapaz.
– É! – prosseguia a velhota, voz desentoada. Parecia estar chorando. No entanto, até onde Mecônio se lembrava, a voz da ex-futura-sogra sempre fora daquele jeito. Ele usou uma interjeição para pedir que a mulher prosseguisse e assim foi.
– Graças a Deus os médicos descobriram o que é e ela tem uma chance de se curar. Basta que a gente consiga um doador com o mesmo sangue dela. Daí ela lembrou que vocês dois têm o mesmo tipo de sangue raríssimo.
– É verdade, temos, sim! Parece que é coisa de um para cada três bilhões de pessoas. O mundo tem seis bilhões, logo... A coisa é grave, então, dona Devássia!
– Claro que é, menino! Os médicos não dão mais de dezoito horas de vida pra ela!
– Bom, nesse caso... eu espero de coração que vocês consigam achar alguém com o mesmo tipo sangüíneo raríssimo que eu e a Vagábia temos. Um beijo!
E dizendo isso, Mecônio bateu o fone no gancho. Em seguida, arrancou o aparelho da tomada. Caminhou espreguiçando-se até o sofá, acomodou-se sem conseguir disfarçar o sorriso nas faces e apertou a tecla play, sem a qual não poderia dar prosseguimento ao filme que assistia.
– Dá fora por e-mail e ainda quer que eu salve a vida dela? É muita cara de pau, não acha?
Resumos Relacionados
- Hipertensão Pulmonar Persistente
- Cirurgia Pediátrica
- Descrevendoseus Segredos
- Doença Da Membrana Hialina
- Conversa Entre Duas Crianças Do Século Xxi No Berço
|
|