GESTÃO DO CONHECIMENTO 
(WIIG;  K.M.  Empresas & Tendências;  v. 48;  p. 6-18;  1999)
  
CONCEITOS EM GESTÃO DE NEGÓCIOS  Análise do concorrente  - O processo de identificar os principais concorrentes; analisar seus objetivos, forças, fraquezas, estratégias e padrões de reação; e selecionar quais concorrentes atacar e quais evitar.  Análise do portfolio  - A ferramenta com a qual a empresa identifica e avalia os seus vários negócios.  Aprendizagem Organizacional  - processo pelo qual uma organização usa sua habilidade coletiva para compreender e responder ao seu entorno. Inclui a interpretação coletiva de toda informação disponível na organização e as ações baseadas nesta interpretação.  Aprendizagem Organizacional  - é mais do que a soma do conhecimento de todos os empregados. (DIXON, 1995).  Atividades de apoio  - sustentam as atividades primárias e a si mesmas, fornecendo insumos adquiridos, tecnologia, recursos humanos e várias funções ao âmbito da empresa (PORTER, 1996, p.35)  Atividades primárias  - existem cinco categorias genéricas de atividades primárias envolvidas na concorrência em qualquer indústria. São elas:  Logística interna - atividades associadas ao recebimento, armazenamento e distribuição de insumos no produto, como manuseio de material, armazenagem, controle de estoque e outros; Operações - atividades associadas à transformação dos insumos no produto final;  Logística Externa - atividades associadas à coleta, armazenamento e distribuição física do produto para compradores; Marketing e Vendas - atividades associadas a oferecer um meio pelo qual compradores possam comprar o produto; Serviço - atividades associadas ao fornecimento de serviço para intensificar ou manter o valor do produto (PORTER, 1996, p.  36-37)  Atividade de valor  - Atividades de valor podem ser divididas em dois tipos gerais: atividades primárias e atividades de apoio.  Backlog  - no ambiente de processamento de dados, é a fila das solicitações formuladas pelos clientes, que ainda não foram atendidas pelo pessoal de processamento de dados.  Bancos de dados relacionais  - têm sido utilizados como repositórios de conhecimento, informações e dados, que independem de formatos, ou seja, podem estar estruturados ou não, permitindo sua armazenagem, indexação e recuperação de textos, desenhos, imagens, gráficos etc. 
 
  
 
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