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Northrop/Douglas A-17 Nomad
(E.R. Hickel)

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Aeronave de ataque ao solo biposto A-17. Aperfeiçoamento do Northrop Gamma 2F, também conhecido como Douglas DB-8A, após a Northrop deixar de existir em 1937. Era um monoplano de asa baixa, construído nas versões com trem de pouso fixo (A-17) e escamoteável (A-17-A). O A-17 foi a última aeronave de ataque monomotor de antes da guerra. Era confiável, fácil de manejar, tinha bom desempenho e era mais rápido que seus antecessores, porém a USAAC não sabia realmente o que fazer com uma aeronave de ataque. Não obstante foi produzido em grande quantidade entre 1936 e 1941. Quando os Estados Unidos entraram na Guerra, já estava claro que o A-17 era inadequado em velocidade, alcance e capacidade de levar bombas e assim a aeronave foi relegada a tarefas de retaguarda e treinamento. Ao todo 490 aparelhos construídos, sendo vários deles exportados para outros países. O modelo A-17A tinha um motor Pratt & Whitney R-1535-13 com 825HP de potência. A envergadura era de 14,55m e o comprimento de 9,65m. Suportava peso máximo de decolagem de 3.420Kg; atingia a velocidade máxima de 354Km/h, com alcance de 1.180Km e teto de 5.900m. A aeronave estava armada com cinco metralhadoras de 7,62mm (calibre .30) e podia carregar 180Kg de explosivos.



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