As principais funções dos geossintéticos: 6ª Parte – Os geocompostos.
(Marcelo Ferreira dos Santos)
As principais funções dos geossintéticos: 6ª Parte – Os geocompostos.
O material formado por várias composições de geossinteticos aplicado às funções combinadas.
O conceito de geocompostos está associado à combinação de vários materiais sintéticos de diferentes estruturas físicas e poliméricas com o intuito de atender às aplicações que necessitam de desempenhar várias funções simultaneas. Em sua maioria, consiste em uma combinação entre geotêxteis e georredes, geogrelhas e geomembranas ou geotêxteis, geogrelhas e geomembranas, geotêxteis e geomembranas, etc. Inúmeras são as funções aplicáveis deste material dentre as tradicionais tais como: separação, reforço, filtração e drenagem. O segredo está na fusão destes materiais sintéticos em um único produto e na sua aplicabilidade para atender às simultâneas necessidades.
Os compostos formados por geotêxteis e georredes geralmente são usados sob forma de georrede sobre um geotêxtil ou uma estrutura sanduíche de uma georrede entre dois geotêxteis. Neste caso, atende-se às funções de separação e drenagem, sendo esta última bem mais otimizada em função do transporte dos fluidos estarem associados à georrede. Este tipo de geocomposto pode também ser usado em obras ambientais tais como coleta e filtração de xorume em sistemas de drenagem de aterros sanitários.
Já os compostos formados por geotêxteis e geomembranas são usados para inúmeros propósitos. Os geotêxteis são colocados em um dos lados ou em sistemas tipo sanduíche com uma geomembrana. Os mesmos aumentam a resistência à punção da mesma, além do aumento da resistência à tração e do atrito, quando submetidos à esforços cisalhantes. Além disso, o geotêxtil atua como um material drenante, desempenhando a função de transmissividade (drenagem) de líquidos e fluidos contaminantes.
No entanto, os geocompostos formados por geogrelhas e geomembranas podem ser usados na função reforço de solo onde, além da resistência à tração do reforço, promove também a separação das camadas, impedindo a mistura dos materiais de umas sobre as outras. Tanto as geogrelhas quanto as geomembranas podem ser feitas do mesmo material polimérico, o polietileno de alta densidade (HDPE). Para a mesma finalidade são usados compostos formados por geotêxteis e geogrelhas.
Os geocompostos drenantes formados por geotêxteis e uma camada polimérica resultam em uma estrutura sintética onde o geotêxtil atua como filtro, levando o fluido para ser coletado e transportado pela camada polimérica, chamadas também de geo-espacadores. Podem substiuir estruturas drenantes e drenos verticais de areia em inúmeras aplicações geotécnicas. Este sistema possui rápida instalação e um custo relativamente satisfatório face aos benefícios do seu uso.
Inúmeras variações de geocompostos surgem a cada dia com o advento de novas pesquisas e aplicações diversas (funções combinadas) onde urge a necessidade de se usar tais compostos sintéticos. Cabe aos engenheiros, pesquisadores e projetistas descobrirem novas variações e aplicar corretamente a combinação dentre os geossintéticos disponíveis no mercado para suprir a necessidade das funções associadas - inerentes nas obras geotécnicas que usam os geossintéticos.
Resumos Relacionados
- Sintéticos Aplicados às Obras De Engenharia.
- As Principais Funções Dos Geossintéticos: 3ª Parte – As Georredes.
- O Uso De Geossintéticos Em Aplicações Hidráulicas:filtração E Drenagem
- As Principais Funções Dos Geossintéticos: 7ª Parte – Os Geoliners.
- As Principais Funções Dos Geossintéticos: 1ª Parte – Os Geotêxteis.
|
|