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Brewster A-32
(E.R. Hickel)

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Aeronave de ataque ao solo/bombardeiro biposto A-32. O XA-32 era uma aeronave de asa média, com compartimento de bomba interno. O prototipo estava equipado com motor Pratt & Whitney R-2800, porém podia receber o R-4360, que não chegou a ser produzido. Os problemas na aeronave experimental refletiam quase sempre os problemas inerentes da companhia industrial. A Brewster surpreendeu o mundo quando seu atarracado Buffalo bateu o concorrente da Grumman na competição pelo primeiro caça monoplano da Marinha Americana. Porém, depois deste feito, a companhia não fez mais nada acertado; e o XA-32, a despeito da boa aparência, tornou-se um compêndio de falhas de planejamento e gerenciamento. Muito tosco e bruto para uma aeronave de ataque, o XA-32 também era muito pesado, o que deixava a potência do motor subdimensionada. O arrasto produzido por seu formato rotundo (''gordo'') era amplificado pelo descuido em projetar melhor o desenho. Contudo, o maior problema mesmo do XA-32 foi o mal gerenciamento que acabou terminando com a companhia Brewster. O primeiro vôo só ocorreu em maio de 1943, dois anos após o projeto ter sido proposto e com quase todos os parâmetros de desempenho mal chegando nas especificações. Apenas dois protótipos foram construídos. O modelo XA-32 tinha um motor Pratt & Whitney R-2800 com 2.500HP de potência. A envergadura era de 13,72m e o comprimento de 12,42m. Suportava peso máximo de decolagem de 7.460Kg; atingia a velocidade máxima de 500Km/h, com alcance de 800Km e teto de 8.000m. A aeronave estava armada com seis metralhadoras de 12,7mm (calibre .50) ou então quatro canhões de 20mm e podia carregar até 1.350Kg de explosivos.



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