Douglas B-18 Bolo
(E.R. Hickel)
Bombardeiro médio B-18, para seis tripulantes. A Douglas Aircraft
Co. desenvolveu o B-18 para substituir o Martin B-10 como o bombardeiro
padrão da USAAC (força aérea do exército americano). O projeto do "Bolo"
era baseado no transporte comercial Douglas DC-2. Durante os testes de bombardeio
do USAAC em Wright Field no ano de 1935, o protótipo do B-18 competiu com
o Martin 146 (um B-10 melhorado) equipado com quatro motores Boeing 299,
precursor do B-17. Embora muitos oficiais da USAAC acreditassem que o projeto
da Boeing era superior, somente treze YB-17 foram pedidos inicialmente.
Ao invés disso, o Comando Geral do Exército selecionou o menos oneroso Bolo
e, em janeiro de 1936, encomendou 133 B-18. Posteriormente, mais 217 foram
construídos como B-18A com um nariz de "tubarão" em que a posição do bombardeiro
era estendida por cima da posição do artilheiro de proa. Em 1939, obsoleto
e com armamento defensivo inadequado, o Bolo ainda era o principal bombardeiro
da USAAC. Alguns B-18 foram destruídos pela Marinha Imperial Japonesa em
Pearl Harbour. No início de 1942, aeronaves melhoradas substituíram o Bolo
como aeronave bombardeira de primeira linha. Muitos B-18 foram então
usados como transporte, ou modificados em B-18B para tarefas anti-submarino
no Mar do Caribe. O modelo B-18A tinha dois motores Wright R-1820-53 com 1.000HP de potência cada. A envergadura era de 27,28m e
o comprimento de 17,63m. Suportava peso máximo de decolagem de 12.550Kg;
atingia a velocidade máxima de 346Km/h, com alcance de 2.230Km e teto de 7.280m. A aeronave estava armada com três metralhadoras de 7,62mm (calibre .30) e podia carregar até 2.950Kg de explosivos.
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