Martin B-26 Marauder
(E.R. Hickel)
Bombardeiro médio B-26, para sete tripulantes. O B-26 foi um
bombardeiro bimotor com fuselagem de aerodinâmica moderna, com seção
circular e pouco ''ombro'' na asa alta. O B-26 era difícil de controlar,
principalmente em baixa velocidade, mas tinha alto desempenho em alta velocidade.
Em função disto, a taxa de acidentes quando entrou em operação
foi alta, recebendo a aeronave inúmeros apelidos pejorativos como
"fábrica de viúvas" (WidowMaker), "caixão
voador" (The Flying Coffin), "prostituta de Baltimore" (Baltimore
Whore), entre outros. Posteriormente, com o aumento da área alar
e mudanças no treinamento de pilotos, o B-26 provou ser uma aeronave
segura e eficiente, terminando a guerra como um dos bombardeiros de menor
taxa de perdas na 9ª Força Aérea. Junto com o B-25 formou
a espinha dorsal de bombardeiros médios dos Estados Unidos na Segunda
Guerra Mundial. Um total de 4.863 unidades foram construídas. O modelo B-26G, de 1944, tinha dois motores Pratt & Whitney R-2800-43 com 2.000HP de potência cada. A envergadura era de 21,64m e
o comprimento de 17,09m. Suportava peso máximo de decolagem de 17.320Kg;
atingia a velocidade máxima de 455Km/h, com alcance de 1.770Km e teto de 6.050m. A aeronave estava armada com até 11 metralhadoras de 12,7mm (calibre .50) e podia carregar até 1.810Kg de explosivos.
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