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Douglas BTD Destroyer
(E.R. Hickel)

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Bombardeiro de mergulho/torpedeiro embarcado monoposto BTD. A Guerra no Pacífico mostrou o sucesso do bombardeiro de mergulho Douglas Dauntless. A Marinha Americana, antecipando sua substituição, estimulou o desenvolvimento de um novo bombardeiro de mergulho biposto, chamado Destroyer, que fez seu primeiro vôo em 1943. Foi a primeira aeronave embarcada da Marinha a ter trem de pouso triciclo retráctil. Logo o modelo foi modificado para a função bombardeiro de mergulho/torpedeiro monoposto, com o contrato de 1943 incrementando as encomendas para 358 exemplares. As entregas dos aparelhos fabricados se iniciaram em junho de 1944, porém apenas 28 foram entregues, antes que o contrato de produção fosse cancelado com a vitória sobre os japoneses. O desempenho do Destroyer foi desapontador e, até onde se sabe, a aeronave não foi usada operacionalmente. Com o cancelamento do contrato, a Douglas aperfeiçoou o protótipo BT2D a partir do BTD e do BT2D desenvolveu o AD Skyraider, aeronave de ataque empregada nas Guerras da Coréia e do Vietnan. O modelo BTD-1 tinha um motor Wright R-3350-14 com 2.300HP de potência. A envergadura era de 13,72m e o comprimento de 11,76m. Suportava peso máximo de decolagem de 8.620Kg; atingia a velocidade máxima de 554Km/h, com alcance de 2.380Km e teto de 7.190m. A aeronave estava armada com dois canhões de 20mm e podia carregar até 1.450Kg de explosivos.



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