BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Estudo da coesão - ARTICULADORES
(Gramática da Lingua Portuguesa)

Publicidade
/>No estudo da coesão, nomeiam-se as palavras que ligam idéias de ARTICULADORES. Também conhecidos como conjunções, nexos ou conectivos, os articuladores possibilitam estabelecer uma relação de sentido entre as idéias. Leia os exemplos:
a) Paulo não jogou bem. Ele estava cansado.b) Joana estudou muito. Ela não passou de série.c) Chuva amanhã. Passeio cancelado. Veja se você consegue ligar as idéias através de um articulador.Como você escolheu o articulador? Certamente, a escolha se deu a partir da relação de sentido que já existia entre as idéias mesmo sem estarem conectadas. Assim, é possível que as respostas encontradas tenham sido as seguintes: a) Paulo não jogou bem porque estava cansado.(relação de explicação/causalidade) b)Joana estudou muito, mas não passou de série. (relação de oposição/concessão)c) Se houver chuva amanhã, o passeio será cancelado. (relação de condição) Os articuladores apresentam dez (10) possibilidades de sentidos. Abaixo verifique o quadro que contempla todos esses sentidos, bem como alguns exemplos de articuladores.- SENTIDOS ARTICULADORES;- ADIÇÃO: e, também, ainda, não só...mas também, além disso etc.- OPOSIÇÃO / CONCESSÃO mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, embora, apesar de, mesmo que etc.- EXPLICAÇÃO / CAUSALIDADE porque, pois, visto que, uma vez que, já que etc. - COMPARAÇÃO tal qual, mais que, menos que, como etc.- CONDIÇÃO se, caso, desde que, quando etc.- ALTERNÂNCIA OU DISJUNÇÃO ou...ou, ora...ora, seja...seja, quer...quer etc.- TEMPORALIDADE / PROPORCIONALIDADE no momento em que, à medida que, mal, quando, enquanto, quanto mais...mais, à proporção que etc.- FINALIDADE a fim de, com o objetivo de, para etc.- CONFORMIDADE segundo, conforme, de acordo com, como etc.- CONCLUSÃO portanto, assim, logo, etc. Alguns aspectos precisam ser salientados visto que os articuladores podem estabelecer mais de uma relação de sentido. a) Verifique o como nos exemplos abaixo:Como não viu o carro, acabou provocando um acidente.(explicação / causalidade) Porque não viu o carro, acabou provocando um acidente.Como prevê a lei, nenhuma criança pode ficar sem escola. (Conformidade)Conforme prevê a lei, nenhuma criança pode ficar sem escola.Ele é como o pai. / Ele é tal qual o pai.(comparação)
b) Verifique o quando nos exemplos abaixo:Quando me avisares do nascimento do bebê, irei visitá-lo. (temporalidade ou condição) Se me avisares do nascimento do bebê, irei visitá-lo. (condição) No momento em que me avisares do nascimento do bebê, irei visitá-lo. (temporalidade) Quando entrei em casa, vi que havia um vulto atrás da cortina. (temporalidade) Mal entrei em casa, vi que havia um vulto atrás da cortina. a) Verifique o e nas seguintes frases: Casaram-se e foram felizes para sempre. (adição) Casaram-se, e não foram felizes para sempre. (oposição) Casaram-se, mas não foram felizes para sempre Considerando os exemplos apresentados anteriormente, aconselha-se a conhecer todos os sentidos possíveis, mas desaconselha-se a decoreba dos articuladores, visto que um mesmo nexo pode assumir um oumais sentidos. O QUE VALE MESMO NO ESTUDO DOS ARTICULADORES É ENTENDER A RELAÇÃO QUE AS IDÉIAS PODEM TER NUM DETERMINADO TEXTO Veja a seguir o que é Coerência Textual.



Resumos Relacionados


- 1.coesÃo E CoerÊncia Do Texto Escrito

- As Marcas De Articulação Textual

- Regras De Conjunção - Português Fácil_4

- Coerência Textual

- Orações Subordinadas Adverbiais



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia