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Indíos Brasileiros - Educação
(Ana Letícia Toledo; Denise Delgado)

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Indíos e educação:

Na época do descobrimento do Brasil, os índios eram donos absolutos das “nossas terras”. Aos poucos, foram doutrinados e excluídos, passando a constituir uma minoria problemática, na medida em que as elites no poder permaneceram na indefinição quanto a preservar sua cultura, respeitando-lhes a identidade, ou a eliminar sua cultura, acomodando-os na periferia da sociedade de consumo.

Embora a questão indígena esteja continuamente em pauta, a verdade é que os principais problemas que envolve estão longe de ser solucionados. Da demarcação de terras aos direitos básicos das comunidades à saúde e educação, muito há ainda por se fazer.

Um dos caminhos que vem sendo trilhado é a inserção de escolas municipais e estaduais perto de aldeias indígenas e também ganhando apoio da prefeitura do estado de São Paulo com a implantação do CECI (Centro de Educação e Cultura Indígena), uma parceria entre o governo e a sociedade que pretende promover a cidadania indígena via alfabetização. E propõe fortalecer e reafirmar as raízes dos povos Guaranis, levando em conta toda sua história, cultura e indo a busca da socialização com os demais da sociedade brasileira, baseando-se no puro conhecimento e diversidade cultural.

Baseados nos dados do Instituto Socioambiental (ISA), o povo Guarani é hoje a maior população indígena do país, com cerca de 40 mil pessoas.São atendidas atualmente pelos Centros de Educação e Cultura Indígena em São Paulo três aldeias Guaranis:

- Aldeia Tenondê-Porã - Morro da Saudade - Distrito de Parelheiros - com uma população de 501 indígenas - 207 crianças de 0-6 anos.
- Aldeia Krucutu - Distrito de Parelheiros - com 160 indígenas, 83 crianças de 0-6 anos.
- Aldeia Jaraguá - Distrito do Jaraguá - com 247 indígenas, 67 crianças de 0-6 anos.

O Centro de Educação e Cultura Indígena foi desenvolvido para o auxilio das aldeias localizadas em São Paulo, pois estas com o passar do tempo foram sendo cercadas pela urbanização e surgiu a necessidade e interesse dos índios em preservarem sua cultura.

O CECI promove atividades adequadas para os índios, onde se podem perceber a valorização, o resgate e o fortalecimento da própria cultura. Sendo assim, acaba realizando a inclusão social não só com pessoas que vivem fora da aldeia, mas também com a própria comunidade.

Segundo a Constituição Brasileira de 1988, no artigo 210 a lei garante ao indígena "o uso de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem, cabendo ao Poder Público proteger as manifestações das culturas indígenas".

A educação será entendida de forma ampla, fazendo com que a teoria se torne também construída, vivenciada e principalmente transformada. No cotidiano da aldeia Tenodê-Porã são colocadas em práticas todos os conhecimentos adquiridos em aula.
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