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Indíos - Incentivo e conversação da cultura
(Denise Delgado)

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Incentivo para Conservação da cultura
Os índios que vivem em aldeias têm o desafio constante de conseguir manter os costumes e a cultura. Os artesanatos – cestas, colares, instrumentos musicais, etc - continuam sendo uma maneira de resgatar a identidade e gerar renda para as famílias. Mas a matéria-prima é cada vez mais rara já que mesmo próximo das aldeias à natureza sofre com o desmatamento e escassez de recursos.

Pensando em dar subsídio para que os indígenas não desistam da preservação de sua cultura, a Secretaria de Estado da Cultura[1] lançou o projeto piloto “Interação: Um incentivo à cultura indígena do Estado”. Em quatro meses, serão investidos R$ 70 mil em 12 aldeias do Estado de São Paulo. O projeto abrange seis terras indígenas das etnias Terena, Guarani e Nhandeva.Cada aldeia terá um coordenador indígena escolhido pela própria comunidade. Já capacitado para desenvolver o fortalecimento da cultura, o coordenador indígena fará intercâmbio de informações com os auxiliares técnicos da Secretaria de Cultura.O projeto é pioneiro porque, todo o conteúdo apresentado aos índios será realizando nas próprias aldeias. Segundo a diretora técnica do departamento de formação cultural da secretaria do Estado da Cultura, Bernadete Passos os materiais usados para o artesanato, como o cipó, a taquara e a embuia (madeira) estão cada vez mais escassos. O objetivo é fornecer material e outros subsídios necessários para a cultura não se perder.


Em alguns casos, quando a matéria-prima ainda existe, é de má-qualidade – como a argila que contém impurezas. Por outro lado, o coordenador indígena terá que se adequar aos prazos e entregar relatórios para a secretaria. O projeto tem duração de quatro meses.O coordenador do projeto Cássio Maximiano Cardozo de Mello Filho e a auxiliar técnica Rejane Martins Busch lembram que a idéia surgiu através do projeto “Trançados e Tramas da Arte Indígena Guarani”, entre 2001 e 2003. Foi um dos 700 projetos selecionados pela Fundação Getúlio Vargas em todo o Brasil. No final do ano passado, durante um encontro de indígenas na capital do Estado, os técnicos da Secretaria de Cultura tiveram certeza da necessidade do projeto. Segundo Rejane Busch, os índios falaram abertamente das dificuldades de manter a identidade cultural e com isso se percebeu que era necessário agir. Se o projeto piloto der resultado ele vai ser transformado em programa.


A escola vai até a tribo
No extremo da zona sul da capital, foram criadas escolas dentro das próprias tribos. Uma pesquisa mostrou que, antes, nas escolas tradicionais, boa parte dos índios abandonava o curso. Agora, dentro da tribo, eles têm também uma formação voltada para a própria comunidade. Uma iniciativa que combate a evasão escolar nas aldeias.
Eles têm até aulas de língua estrangeira, mas as semelhanças com uma sala de aula comum para adolescentes dessa idade param por aí. A escola é uma escola pública freqüentada só por índios.

A escola estadual fica dentro da aldeia dos Girápopó, em Parelheiros, na zona sul da capital. Para eles, dentro da aldeia, dentro da comunidade é mais fácil para a gente aprender.
Uma pesquisa da Secretaria de Educação do Estado[2] constatou que 98% das crianças indígenas abandonavam o colégio tradicional antes da quarta série. Hoje são três escolas do Estado e outras três da prefeitura, só para os índios da capital.
As crianças são alfabetizadas em Guarani e em Português ao mesmo tempo. Para tornar este aprendizado um pouco menos complicado, ninguém melhor do que quem convive com elas e já passou por isso. A professora também é uma índia, da própria aldeia. Com ela, os alunos aprendem a ler no idioma da tribo, o Guarani. A dificuldade faz parte do aprendizado que vai ajudar essa nova geração de índios a preservar a própria cultura.








[1] ­­­­­­­­&shy ;­­­­­­­­&s hy;­­­­­­­­­­­­­Amissão da Secretaria de Estado da Cultura é formular e implementar Políticas Públicas visando a excelência na preservação do patrimônio cultural, no estímulo à produção artística e na garantia de acesso aos bens culturais para a população do Estado de São Paulo em toda a sua diversidade.

[2] Órgão que regulamenta e assiste as escolas do estado de São Paulo - http://www.educacao.sp.gov.br/ - Acesso em: 07/09/2006 ás 17:55.



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