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Boeing F8B
(E.R. Hickel)

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Caça-bombardeiro monoposto de longo alcance XF8B. O Modelo 400 da Boeing foi projetado para atender aos requerimentos da Marinha americana de um caça-bombardeiro embarcado de longo alcance. Em maio de 1943 foi acertado o contrato para a produção de três protótipos. Embora a designação para caça XF8B-1 indicasse a função primária da nova aeronave, o projeto previa um compartimento interno para uma carga de 1.375 Kg de bombas, mais suportes nas asas para outra carga igual de bombas. Tivesse o XF8B produção em série, talvez recebesse a designação A, de aeronave de ataque ao solo. O primeiro protótipo voou em novembro de 1944 e era o maior e mais pesado caça monomotor construído até então nos E.E.U.U. Tinha hélice dupla em contra-rotação e assim como em outros caças navais, as asas dobravam para armazenagem em porta-aviões. Contudo, o gigantesco F8B chegou tarde demais para lutar na guerra. Os protótipos 2 e 3 só ficaram prontos após a guerra, tempo em que não eram mais necessários (a intenção era empregá-los numa eventual invasão do Japão), sendo logo cancelados os aperfeiçoamentos futuros. Apenas 3 aparelhos construídos. O modelo XF8B-1 tinha um motor Pratt & Whitney XR-4360-10 com 3.000HP de potência. A envergadura era de 16,46m e o comprimento de 13,18m. Suportava peso máximo de decolagem de 9.840Kg; atingia a velocidade máxima de 695Km/h, com alcance de 2.100Km e teto de 14.430m. A aeronave estava armada com seis canhões de 20mm e podia carregar até 2.750Kg de explosivos.



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