BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Interdisciplinaridade
(Celia Salvatori)

Publicidade
A interdisciplinaridade nos mostra com clareza que a escola não se faz professores isolados dos alunos, nem mesmo de professores que separam sua vivência pessoal da sala de aula como se o que o aluno devesse ter contato com teorias inaplicáveis na prática. A interdisciplinaridade acontece como elo que une o professor e o aluno, o ensino e a aprendizagem, tal elo depende unicamente do professor, do seu interior e da sua potencialidade.

E com certeza um assunto inesgotável de muitos caminhos, e ainda, um trabalho a ser realizado coletivamente, tomando-se o cuidado de fazê-lo cientificamente.

Interdisciplinaridade não é um momento, ano é uma moda, e sim uma arte, a arte de tomar atitudes, de agir com conhecimento numa nova perspectiva de mundo. Ivani Fazenda mostra um posicionamento pessoal quando fala sobre “atitude”: acredita que a atitude provoca uma ação reciproca, efetivando o trabalho interdisciplinar.

O início de um projeto interdisciplinar depende fundamentalmente do professor, e este por sua vez, precisa ter uma visão fragmentada do mundo para posteriormente ter uma visão multidimensional adquirindo assim uma nova consciência a cerca da educação.

É viável, porém as limitações são diversas. É sem duvida, um longo caminho a ser percorrido, é preciso ousar.

Ousar com tão poucos recursos, num pais que não investe em pesquisas, não investe no professor e nem é conveniente investir na educação, mis parece um sonho implantar um projeto de interdisciplinaridade , é preciso entrar na questão político-social. Nossa sociedade ( capitalista) é estruturada de maneira a termos sempre alguém superior no dando ordens, exercendo o controle, dominando as classes. Isso faz com que os horizontes se estreitem, e que sejamos obrigados a atuar o espaço limitado e heterononamente.

Como trabalhar a interdisciplinaridade sem autonomia, como ousar sem correr o risco de ficar rodeando ideologias sem sair do lugar?

O material sobre interdisciplinaridade, apesar de escasso, é unanime na afirmação de que os profissionais que buscam uma mudança na estrutura têm que trabalhar comunitariamente.

Fica claro que não há receita a seguir, mas é necessário o conhecimento sobre como ocorre a aprendizagem, não importando que seja o segmento, o profissional não pode se afastar das pesquisas.

Quanto a escola, esta deve oferecer tempo para que os professores se reunam para organizarem os trabalhos e trocarem informações para que o projeto não se perca em seu próprio movimento.

Fica difícil acreditar ser possível o projeto de interdisciplinaridade, o trabalho do professor é intenso, deve ser disposto, flexível, eclético, artístico etc. E além de todos estes adjetivos tem ainda que saber driblar o sistema social imposto.

Porém, mostrando que a interdisciplinaridade é viável, é possível. Mesmo com tantos pré requisitos por parte dos profissionais envolvidos, mesmo com tantas limitações do sistema educacional.

Deve-se salientar ainda a complexidade da interdisciplinaridade , bastando imaginar uma equipe onde cada elemento possui um a história de vida, uma postura ideológica pessoal e profissional. Este é o abismo entre o sonho e a realidade. Falta-nos fundamentação teórica : parece estarmos lidando com o desconhecido. E isto é temeroso.

É imensa a angustia do professor que não possui o hábito da pesquisa, por isso muitas contradições aparecem na postura do próprio pesquisador, pois desconhece elementos de sua prática. Não se sabe por onde começar, pois desconhece elementos de sua prática. Não se sabe por onde começar, o não consegue trazer sal vida profissional para a sala de aula, o que é muito perigoso, pois o professor corre o risco de acreditar que sua experiência vivida não passe de um vazio.

O material de apoio é escasso e o professor não tem onde recorrer e nem com quem se orientar, o que traz insegurança e incertezas.

Porém, para alguns autores como Ivani Catarina A. Fazenda, quanto maior o medo, melhor o desafio.

Parece que a arte do bom desempenho da interdisciplinaridade esta nas entrelinhas, na complexidade e na subjetividade. O desafio é realmente grande, mas o retorno é ainda maior.

Enxergamos a interdisciplinaridade como um trabalho artesanal, como um colcha de retalhos formada por fragmentos onde é conhecido o trajeto da agulha e o resultado final tem um visual colorido, com movimento e sua função é cobrir um espaço vazio, com arte e participação.



Resumos Relacionados


- Interdisciplinaridade E Saúde: Estudo Bibliográfico

- Professores Reflexivos Em Uma Escola Reflexiva

- Projeto Político-pedagógico E A Educação Física Escolar

- Aprendizagem E Motivação

- Construtivismo: Limites E Possibilidades



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia