BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


MARKETING PESSOAL
(Prof. Ernani Xavier)

Publicidade
MARKETING PESSOAL: GESTÃO DE SI MESMO

Prof. Ernani Xavier






Como se fundamenta teoricamente o marketing pessoal?
O profissional é visto a partir do conceito do marketing pessoal como um produto á disposição de consumo dentro de um mercado acirradamente competitivo. Alguns produtos alcançam pleno êxito no mercado enquanto outros fracassam. A teoria do marketing criou o conceito de gestão do produto, como gestão do seu ciclo de vida, que vai da concepção, passando pelo seu desenvolvimento, lançamento no mercado, reforço da marca e existência em longa duração. Estes conceitos são transferidos para o marketing de si mesmo, como um produto.
Como se aplica estes conceitos ao produto si mesmo?
O profissional como um produto submete-se à mesma lógica do marketing. Ele passa por longo período de tempo estabelecendo objetivos de vida, educando-se, capacitando-se para o trabalho, até adquirir um diploma. Esta fase exige dedicação, iniciativa, tempo, energia, criatividade, tudo isso, pensando em não ser apenas mais um, dentro de uma avalanche dos que emergem das universidades e das escolas hoje em dia.
Alguns produtos têm longa duração no mercado outros não conseguem, como se explica este fenômeno no marketing pessoal?
Aqui surge o conceito de carreira profissional. Seguindo o ciclo de vida do profissional como um produto, este se lança ao mercado e, desde que bem-sucedido, conquista o seu espaço, dando início a uma escalada, a um processo chamado de carreira. A atenção pela carreira é que vai garantir o êxito em longo prazo. Esta será sempre o resultado de uma construção. A construção do si mesmo. Estratégias pessoas orientadas para a construção da carreira profissional fazem a diferença entre profissionais bem sucedidos em longo prazo no mercado de trabalho.
Quais são os principais desafios para o profissional?
Como os demais produtos, o principal desafio é a obsolescência. Produtos e profissionais como produtos envelhecem rápido demais, perdem assim, a eficácia e a validade. Prevalecem, portanto, aqueles que são administrados com mais criatividade, adaptabilidade. Para este desafio a resposta mais apropriada é a renovação continuada. Renovação na forma, no conteúdo, na autoexpressão.
Objetivamente, renova-se o que, professor?
Já nos meios acadêmicos está havendo uma crescente preocupação para com a forma, o que quer dizer, com os modos de comportar-se dos jovens egressos no enfrentamento do mercado de trabalho. Renovam-se, portanto os modos de apresentação de “si mesmo”, as maneiras de relacionamento pessoal que compreende atitudes sociais próprias da convivência e da interação no ambiente de negócios.
Outra renovação necessária é a de conteúdos. Quanto a isto, nos referimos ás competências dos futuros profissionais. Os seus saberes, o saber fazer as tarefas, o procurar atualizar-se tecnicamente, continuadamente.
Também é imperativo que se renove as atitudes como maneiras de autoexpressão. Atitudes para com si mesmo, para com o trabalho e a carreira, para com a empresa, para com a vida, para com outras pessoas, para com o mundo. O profissional é aquilo que os outros o percebem e as atitudes são os recursos mais efetivos de comunicação de si mesmo.
Então, o profissional não vem preparado plenamente para enfrentar o seu mercado ao concluir a faculdade?
Estatísticas mostram que mais da metade pessoas com curso superior se empregam ou atuavam profissionalmente em atividades completamente alheias aos seus diplomas universitários e hoje, em dados mais recentes esta tendência se amplia. Isto mostra que espaço profissional há algum tempo já não mais reflete apenas aquilo que consta no diploma universitário. Profissional bem sucedido, produto, portanto, será aquele que administrar a si mesmo como uma marca original, cuidado cada detalhe da sua imagem e do impacto que isto pode causar nos seus observadores, no dia a dia de trabalho. Assim salientará a sua diferença e obterá admiração.



Resumos Relacionados


- CompetÊncia Consultora Em Vendas

- Desemvolvimento Sustentável

- Maioria EstÁ Infeliz Com O Atual Emprego

- Objetivos Do Estudo De Mercado

- Importância Da Pesquisa De Mercado



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia