BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


O ESTILO PODE CUSTAR CARO
(Prof. Ernani Xavier)

Publicidade
LIDERANÇA PARA RESULTADOS Prof. Ernani Xavier Liderar é exercer o poder. Não existe, entretanto, uma forma única de faze-lo, já que o poder tem múltiplas faces. A face legal do poder ocorre quando ele é resultado de delegação formal, por decreto ou algum documento. A face coercitiva do poder ocorre quando ele é exercido sob força ou algum tipo de ameaça ou pressão. O poder também pode ser exercido pelo conhecimento que é o caso de a pessoa possuir alguma especialidade ou domínio de algum tirocínio em particular. Outra forma de se exercer o poder é pela recompensa ou algum tipo de troca ou reciprocidade. O poder também pode ser exercido pelo reconhecimento. Reconhecimento que os liderados têm pela figura do líder, pela importância que é atribuída á relação dos liderados com o seu líder. Cada face do poder determinará o seu estilo e cada estilo terá o seu impacto sobre os resultados das equipes. Neste sentido o resultado é sempre uma resposta a um estilo de liderança. Produtividade, comprometimento e sentimentos positivos dos liderados são decorrências do estilo de liderança, bem como a indiferença e qualquer tipo negativo de reação. Cada estilo de liderar pessoas sustenta-se em determinadas atitudes do líder. Tais atitudes são formadoras de um tipo especial de vínculo do líder com os seus liderados e este vínculo assume papel relevante neste relacionamento, dando-lhe qualidade e consistência em longo prazo. Desde que comprometido o vínculo entre líder e liderados os seus efeitos são sempre interferentes aos resultados. Muitos programas motivacionais são criados nas empresas com o fim de gerar o comprometimento e garantir resultados, entretanto, muitos destes programas não atingem os seus propósitos. E, é muito provável que por detrás destes insucessos esteja um estilo equivocado de liderança. Exemplificando: a comunicação do líder para com os seus liderados, o espaço para a criatividade, os métodos de avaliação do desempenho e a delegação e a maneira de cobrar resultados, a representatividade, a seleção do pessoal da equipe, o treinamento para o desempenho adequado, a manutenção da disciplina, que são atitudes próprias do líder, podem fazer a grande diferença em conseguir resultados através da equipe ou, ao contrário, obter dos liderados respostas indiferentes ou negativas. Aqui está uma área de custos reais, contudo imperceptíveis e imponderáveis nas empresas. Tais custos podem abranger perdas relacionadas com tempo, (produtividade), energia das pessoas, eficácia, competitividade e dinheiro.



Resumos Relacionados


- Teoria Da Contingência - O Modelo De Fiedler

- Liderança

- Como Se Tornar Um Líder Servidor

- A LideranÇa De Pinto Da Costa

- Liderança



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia