Estratégias para emergências emocionais
(Site de psicologia mais o próprio)
Emoções são energias muito poderosas, que merecem respeito. Elas lembram vulcões: às vezes uma entra em erupção e podemos reagir a ela com pensamentos ou escolhas que nem sempre são os melhores. Nesse caso, convém restabelecermos logo o nosso centro, o nosso eixo, e se possível também conseguindo algo de bom com a situação. O facto de nossas emoções serem processos em andamento, isto é, estão a acontecer agora, momento-a-momento, permite-nos influenciar nosso sistema mente/corpo em uma direcção escolhida.
Para fazer uma transição para um estado melhor rapidamente, você pode experimentar uma ou mais das 31 possibilidades abaixo. Como é você que está aí dentro para ter as percepções, só o próprio pode saber qual estratégia é melhor; sugiro que você experimente e descubra o que funciona para o que quer. Antes, e como agimos a partir da combinação de pequenas acções disponíveis, faça um pequeno teste para saber com o que está podendo contar.
Controle motor
1) Encoste a ponta de dois dedos, como indicador/indicador. De olhos fechados, lentamente, afaste-os cerca de 20 centímetros e encoste as pontas novamente, Faça 3 vezes.
2) O mesmo, para dedos distintos, como mínimo e indicador. Faça 3 vezes, lentamente.
Imaginação e diálogo interno
1) Imagine uma praia qualquer ou alguma outra cena de natureza, como uma paisagem de cachoeira. A ideia aqui é verificar a geração de imagens internas voluntariamente, por escolha. Se lhe ocorrer alguma outra paisagem bonita, esteja à vontade.
2) Gere o pensamento verbal: "Eu tenho escolhas quanto a pensar verbalmente".
Atenção
1) Dirija sua atenção para os canais sensoriais, em seqüência: preste atenção em algo que está a ver, depois em algo que está a ouvir, depois em uma sensação corporal, como um ponto de contacto dos pés. Depois, repita: algo visual, algo auditivo, outra sensação.
2) Temos receptores na pele para cada tipo de sensação: tacto, dor, pressão, calor e frio. Procure sensações de cada tipo de sensor e tente notá-las. Isto não é muito fácil, portanto, se você notar por um momento apenas, já conta. Se preferir, pode usar as papilas gustativas. Beba ou coma algo como café, água ou biscoito e note uma sensação entre doce, salgado, azedo e amargo. Aqui você tem também as opções de tacto, pressão e temperatura.
Resumos Relacionados
- Pnl: Agorizar, Preterizar, Futurizar...
- Acordei Com Um Pressentimento Desagradável
- Exercício Basico De Pnl
- Ginástica Facial
- The Secret - O Segredo
|
|