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Administração de Pessoal - Parte II - Recrutamento de Pessoal
(Claudia Maria de Almeida Carvalho)

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Da relação dinâmica entre organização e mercado, sobressaem as atividades de recrutamento de pessoas.
Distinção entre recrutamento e seleção:
Recrutamento: busca de candidatos, através dos meios que a empresa utiliza no sistema de informação para realizar a sua divulgação.
Seleção: escolha dos candidatos mais adequados às oportunidades de trabalho que a empresa oferece.
É exatamente em recrutamento e seleção que se localiza agora uma das áreas estratégicas de maior importância para as organizações: o fornecimento dos talentos necessários para a sobrevivência e o crescimento da empresa.
O recrutamento é também um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos qualificados e competentes para ocuparem cargos dentro da organização, através de um sistema de informação, do qual a empresa divulga e oferece ao mercado de recursos humanos as oportunidades de emprego que pretende preencher. Requer cuidadoso planejamento em três fases: o que a organização precisa em termos de pessoas; o que o mercado de RH pode oferecer; quais as técnicas de recrutamento a aplicar.
O processo inicia-se com a emissão da requisição de empregado: o órgão requisitante é quem toma a decisão de recrutar candidatos. O órgão de recrutamento é quem escolhe os meios que podem ser:
Recrutamento misto: aborda tanto fontes internas como fontes externas de recursos humanos. Na realidade, uma empresa nunca faz apenas recrutamento interno ou apenas recrutamento externo. Um sempre deve complementar o outro, pois, ao se fazer um recrutamento interno, o indivíduo deslocado para a posição vaga precisa ser substituído em sua posição atual. Fica claro que cada deslocamento produz uma vaga.
Recrutamento interno: havendo determinada vaga, a empresa procura preenchê-la por meio do remanejamento de seus empregados, que podem ser promovidos ou transferidos ou ainda transferidos com promoção. O recrutamento interno exige imensa e contínua coordenação e integração do órgão de recrutamento com os demais órgãos da empresa, e envolve vários sistemas. É um processo (ou transformação) de recursos humanos.
As principais vantagens do recrutamento interno: mais econômico; mais rápido; apresenta maior índice de validade e de segurança; é fonte poderosa de motivação para os empregados; aproveita os investimentos da empresa em treinamento do pessoal, e desenvolve um sadio espírito de competição entre o pessoal.
Recrutamento externo: havendo vaga, a empresa procura preenchê-la com candidatos externos atraídos pelas técnicas de recrutamento. Suas vantagens são: traz experiências novas para a organização; renova e enriquece os recursos humanos; aproveita os investimentos em preparação e desenvolvimento de pessoal efetuados por outras empresas ou pelo próprio candidato.
O externo pode utilizar várias e diferentes técnicas: arquivo de candidatos; indicação de candidatos pelos empregados; cartazes na portaria; contatos com sindicatos; associações de classe; escolas e universidades; anúncios em jornais e revistas; agências de recrutamento etc.
Os anúncios de jornal têm abrangência limitada aos leitores de determinada localidade no dia da publicação e são consultados por quem está desempregado ou insatisfeito com o emprego atual. O mais usado é a Internet, cujos sites de emprego estão em acelerada expansão.
A internet, via de mão dupla, é aberta para o mundo em tempo integral, todos os dias, sem exceção. Os jornais ou revistas têm limites geográficos e temporais. Na internet não existem esses limites. Algumas das vantagens: custo mais baixo e grau de sigilo. A identificação da empresa e do profissional pode se dar apenas se após os primeiros contatos houver realmente interesse mútuo. Isso preserva a relação entre o colaborador e a empresa.
Outra forma é o site da própria empresa: venha trabalhar conosco. O candidato pode demonstrar interesse e é grande a possibilidade de que haja profissionais pelos quais a empresa se interesse. Não é mais necessário o deslocamento do candidato até a empresa, os primeiros passos do recrutamento podem ser dados pela internet. Além da economia de tempo e de recursos, evita-se frustrações tanto para quem busca o emprego quanto para quem busca profissionais.
Outra opção seriam as agências prestadoras de serviços especializados em recrutamento de pessoal. Elas, praticamente, substituem os órgãos de Recrutamento e Seleção. Existem, hoje, agências de recrutamento especializadas nas mais diversas modalidades de candidatos.
A tendência é a de as empresas passarem a terceirizar as atividades dos subsistemas de gestão de recursos humanos, como o de recrutamento e seleção e o de treinamento de pessoal.
A empresa que necessita do novo empregado comunica à agência a vaga e as características necessárias e desejáveis dos candidatos. O restante cabe à agência contratada para prestar tal serviço.
O recrutamento deve atrair um contingente de candidatos suficiente para abastecer adequadamente o processo de seleção. A função do recrutamento é a de suprir a seleção de pessoal com a matéria-prima básica: candidatos.
O profissional de talento não é um candidato, é um cliente. A escolha é mútua: tanto a empresa escolhe o profissional quanto o profissional escolhe a empresa.
É certo que o profissional de talento dispõe de várias oportunidades de trabalho. Por isso precisa ser tratado como parceiro, não como subordinado. Se a empresa possuir um sistema desgastante de seleção, que exija muito tempo de espera, situações de desconforto e eventualmente pequenas aglomerações, é certo que nenhum verdadeiro talento vai querer ingressar nessa empresa. O fundamental é que em todos os níveis de trabalho a empresa possa contar com melhores profissionais.
O primeiro contato da empresa com o candidato é por meio do Curriculum Vitae, carta de apresentação que abrirá ou não as portas para a entrevista. O currículo deve conter informações concisas, objetivas e ser sucinto.



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