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Fale mais e pague menos Falar à vontade e pagar pouco por isso é o desejo de todo usuário de telefonia convencional. Com o VoIP (voz sobre IP), a tecnologia que permite realizar ligações via internet, muitas corporações perceberam que poderiam reduzir em até 80% os custos da conta telefônica. Popularizado pelo serviço Skype, o VoIP – “empacotamento” da voz e transporte pela internet – hoje é visto como uma revolução na área de telecomunicações. Permite que muitas ligações sejam realizadas a custo zero (quando ambos têm a tecnologia) ou, quando pagas, com preços que variam entre R$ 0,04 e R$ 0,60 o minuto. A penetração do VoIP no país, que começou há cerca de cinco anos, chegou em sua melhor fase. Dados da consultoria IDC Brasil mostram que 82% das empresas têm intenção de adotar a solução em 2008, o que estimulará o surgimento de novas ofertas de serviços e potencializará o interesse dos usuários. Diversos fornecedores, além de provedores de acesso à internet, investem na tecnologia como oferta diferenciada e têm causado impacto no cenário de telecomunicações. Mas, antes de sair às pressas na ânsia de ter logo o VoIP em sua empresa, saiba que esse tipo de serviço é categorizado em quatro formatos: a comunicação por linha dedicada; a comunicação PC a PC, com o inconveniente de que as duas pontas precisam estar conectadas à internet e acessando o mesmo serviço; as chamadas de um computador para telefones fixos ou móveis; e a telefonia via internet, pela qual o usuário tanto faz quanto recebe chamadas de qualquer telefone comum e fica dispensado do uso do computador, apesar de precisar de um adaptador, denominado ATA (adaptador de telefone analógico) para a conexão. No caso da rede corporativa, a tomada de decisão deve estar baseada em análise financeira, visto que duas opções podem ser implementadas: a primeira é aproveitar a rede de dados utilizando-a também para a transmissão de voz; e a segunda é delegar tal funcionalidade ao PBX, agora baseado no protocolo IP (Internet Protocol). Em ambas as situações a qualidade da rede é condição essencial. Ao escolher o fornecedor, é necessário realizar um estudo sobre a rede local da empresa e o link de acesso à web, além de estimar o volume de ligações interurbanas e internacionais. A contratação de um serviço de banda larga ou link dedicado de alta velocidade é fundamental, pois em média são necessários cerca de 30 kbps dedicados para cada ligação. No total, a disponibilidade de conexão mínima dedicada ao VoIP deve ser de 128 kbps. À infra-estrutura IP também é possível agregar sistemas PABX e aparelhos telefônicos da mesma tecnologia e aproveitar as vantagens da telefonia IP, entre elas a mobilidade de ramais e a facilidade de integração e mudança de usuários na rede. Indo um pouco mais adiante, as empresas também podem pensar em integrar todos os seus canais de comunicação – telefonia, e-mail, mensagens instantâneas, celular, fax, etc. – no conceito de comunicação unificada, defendida mundialmente como a última palavra em comunicação corporativa. Do inglês Unified Communication, o conceito reúne todos os canais em um sistema único, o que permite a interação entre os colaboradores de uma organização independentemente de posição geográfica. Destaque – Operadoras VoIP Hip Telecom TellFree TMais GVP Trellis Voice Global



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