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BRASIL E A REALIDADE DA INCLUSÃO DIGITAL
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Recentemente, a discussão sobre inclusão e exclusão digital da população brasileira tem invadido os mais distintos meios acadêmicos. Basta observar o expressivo número de publicações que surgiram sobre o assunto nestes últimos anos, assim com alternativas de utilização da informática nos espaços escolares. Alguns pensadores consideram que estamos vivendo em uma era da informação, já que ela assumiu a condição de elemento essencial e principal do nosso cotidiano econômico, político, social, cultural e conhecimento. Desse modo, as tecnologias de armazenamento, processamento e transmissão das informações tornaram-se estratégicas e decisivas, fazendo parte importante de nossa realidade. Torna-se importante salientar que os conceitos de "inclusão" e "exclusão" digital surgiram, a exemplo de muitos outros, como uam forma de enquadramento de determinadas pessoas ou grupos humanos em categorias. O incluído seria aquele que tem acesso aos bens e serviços da era digitalizada, enquanto o excluído é aquele que se encontra fora desse processo. Dessa forma, estas catgorias marcam muito fortemente o cotidiano das pessoas, delimitando a amplitude do alcance de suas oportunidades de ascensão social e profissional e, sobretudo, suas relações sociais.



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