BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


O porto paquistanês de Gwadar e Implicações estratégicas para a Índia
(RediffNews)

Publicidade
O porto paquistanês de Gwadar e Implicações estratégicas para a Índia
January 22, 2008
O porto de Gwadar está a ser construído por Paquistão com a assistência da China na sua costa de Baluchistão. Isto tem consequências estratégicas sérias para a Índia, segundo o Almirante Suresh Metha das Forças Navais da India.
"A 180 milhas náuticas da saída dos estreitos de Hormuz , Gwadar, na costa de Baluchistão permitirá a Paquistão controlar esta zona jugular do globo, disse o almirante durante a T S Narayanaswamy Memorial lecture em Chennai na noite da Segunda feira.
Disse que o grande desafio para a Índia é de equilibrar as suas relações com a China de tal maneira que a competição estratégica pelo espaço no Oceano Índicao conduza para cooperação e não para o conflito.
"A pressão para as nações cooperarem na area military para assegurar o fornecimento fácil de energia e de comércio pelos mares altos vai aumentar", afirmou o almirante.
Falando acerca dos desígnios chineses no Oceano Indico, Mehta disse que a China tinha uma estratégia designada por `Cadeia de Perólas,'' com a qual procura estabelecer um conjunto de bases através do globo, criando capacidade de monitorizar e proteger as linhas de fornecimento de energia. "Cada peróla na cadeia é um elo de ligação na presence chinesa nos oceanos," disse ele.
"Entre as outras localidades, a cadeia dirige-se para o norte até ao porto de Gwadar na costa Makran. Uma auto-estrada está em construção para ligar Gwadar com Karachi e há planos para ligar o porto com a auto-estrada de Karakoram, dando esta forma à China acesso directo ao Oceano Índico. Isto implica um problema para a Índia.
"India é uma potência regional dominante no Oceano Índico e deve tomar iniciativas para promover redes de cooperação no oceano", afirmou Mehta.
"O comando naval é de opinião que se deve criar uma Junta de Segurança Marítima, com o objective de coordenar os 14 departamentos do Estado e outros agentes responsáveis pelos assuntos marítimos” , disse ele.
Exprimindo a sua preocupação pela industrial naval do país, disse que era muito minúscula no contexto dos padrões internacionais.
"Nenhum país pode aspirar ao grande poder somente comprando navios ... temos que construí-los. Apesar da encomenda de 32 navios de Guerra e 6 submarinos que vão ser construídos na Índia, a capacidade nacional nesse sentido não é suficiente para satisfazer as necessidades nacionais", disse ele.
http://www.rediff.com/news/2008/jan/22port.htm



Resumos Relacionados


- Http://www.rediff.com/news/2007/dec/27chindia.htm

- O Globo

- Saida De Spielberg De Pequim

- Índia

- E Deus Disse Não - Metafora



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia