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O Ceticismo Filosófico
(André Verdan)

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Graças às obras do médico grego Sexto Empírico, que
deixou uma exposição sistemática e completa da filosofia cética, esta nos é tão
ou melhor conhecida que a maior parte das outras doutrinas da Antigüidade.
Contudo, a difusão, o renome e a influência do ceticismo nunca se igualaram às do
platonismo, do aristotelismo, do epicurismo ou do estoicismo. Isto se deve
principalmente a duas causas. Em primeiro lugar devido ao fato de que esta
atitude filosófica, que implica um questionamento radical do conhecimento
sensível e racional, não poderia ser compatível com uma tendência profunda do
homem: a que o leva a buscar, pela especulação, verdades incontestáveis e
solidamente estabelecidas para fazer delas o fundamento, o apoio de sua
existência. O espírito humano dificilmente consente em reconhecer seus limites:
não é de sua natureza confessar-se in­capaz de chegar a certezas absolutas. Por
detrás da diversidade cambiante dos fenômenos, ou seja, das aparências,
o pensamento ocidental procurou, durante séculos, apreender o que e. Definir
o Ser-em-si, o Bem por excelência foi, durante muito tempo, o fim supremo de
suas investigações. Ora, o ceticismo não cessou de recusar à inteligência
humana a capacidade de conceber estes princípios. Como reconhecer a importância
de uma “doutrina” que contesta o valor de todo empreendimento filosófico
tradicional?

Além disso, os próprios termos
“ceticismo” e “cético” foram, sobretudo a partir do século XVIII, objeto de um
mal-entendido que contribuiu, em certa medida, para fazer conhecer mal o
sentido e o alcance verdadeiros do “pirronismo” grego. Estas palavras foram
usadas — e o são ainda — para designar a atitude própria de Voltaire, que
consiste em colocar em dúvida as afirmações da fé religiosa, submetendo-as à
crítica da razão ou da experiência sensível. As noções de ceticismo e de
incredulidade foram, às vezes, identificadas e até confundidas.



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