William Wilson 
(Edgar Allan Poe)
  
A EXCLUSÃO DO “OUTRO” EM WILLIAM WILSON , DE EDGAR ALLAN POE   Introdução: Tecemos aqui algumas considerações sobre o conto “William Wilson”, do autor Edgar Allan Poe. Publicado em 1839, o conto narra os conflitos de um personagem não nomeado, com seu alter-ego William Wilson. 
 A Interpretação do conto “William Wilson”, almeja localizar, através da análise da narrativa, as condições de construção do protagonista e o processo de socialização do sujeito nas instituições sociais.   
 Realizou-se a leitura crítica a partir da fortuna crítica sobre a obra de Edgar Allan Poe e particularmente sobre o conto supracitado. Utilizou-se para a análise alguns teóricos contemporâneos como Michael Pollack (1989), Stuart Hall (1996), Homi Bhabha (1998) entre outros que, embora não citados explicitamente, foram essenciais para articular a interpretação da narrativa.    Entre os aspectos analisados estão de um lado a consciência como construída culturalmente, e que cobra ações e comportamentos do sujeito condizentes com o espaço sócio-cultural ocupado. Por outro lado, o alter-ego – que se constitui como o duplo do protagonista – é interpretado como produto do conflito entre as ideologias – que contigenciam e prescrevem locais de cultura a serem ocupados – e o sujeito – que busca resistir a esse enquadramento.     
 Ao longo da narrativa, ocorre um processo de naturalização dos valores culturais e de socialização do sujeito. Percebe-se que a tomada de consciência pelo protagonista/narrador ocorre de forma gradual. O confronto, entre o sujeito e os valores instituídos – representado pelo duplo – causa sofrimento e angústia para o protagonista, que se ressente de sua diferença quanto ao grupo. A partir da análise, compreende-se que as instituições individualizam o sujeito e delimitam locais de cultura a serem ocupados, bem como marginalizam aqueles que buscam constituir espaços de atuação fora do discurso hegemônico.   
 Palavras-Chave: literatura americana, instituições sociais, construção da consciência 
 Acadêmico de Letras: Vander Vieira de Resende Acadêmico de Letras: Rodrigo Carvalho Lima Professora Orientadora: Profª Dra. Magda Velloso Tolentino   
 Para mais resenhas, textos e poemas acesse http://vanres.blog.terra.com.br/ 
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- The Housegirl
  
  
- Housegirl
  
  
- Disseminação. Bhabha, Homi K.. In: Local Da Cultura
  
  
- Love, By Toni Morrison
  
  
- A Identidade Cultural Na Pós-modernidade
  
 
 
 | 
     |