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Douglas P3D
(E.R. Hickel)

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Hidroavião de patrulha marítma
P3D, para cinco tripulantes. O P3D competiu, pelas mesmas especificações, com o Consolidated
P3Y, que depois entrou em produção como PBY Catalina. O XP3D-2, de 1936,
era um hidroavião todo em metal, bimotor de asa alta, com bom desempenho,
porém mais caro que o P3Y (Catalina). No início dos anos 30,
o Exército Americano encomendou o projeto de uma aeronave de reconhecimento
anfíbia, designado Douglas YO-44 e baseado no hidroavião da
Marinha XP3D. Quando o Exército aprovou o YO-44, foi redesignado
YOA-5. O protótipo do YOA-5 foi convertido para a função
de bombardeio como YB-11, sendo o único hidroavião americano
a carregar a designação de bombardeiro. O modelo YB-11 tinha dois motores Wright R-1820-45 com 800HP de potência cada. A envergadura era de 27,40m e o comprimento de 21,30m. Suportava peso máximo de decolagem de 9.000Kg; atingia a velocidade máxima de 447Km/h, com teto de 5.760m. Informação sobre o alcance indisponível. A aeronave estava armada com três metralhadoras de 7,69mm (calibre .30).



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