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Seversky P-35
(E.R. Hickel)

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Caça monoplano monoposto P-35. O projeto, denominado SEV-2XP, de um caça monoplano para dois tripulantes e trem de pouso fixo, foi desenvolvido pela Seversky em 1935 e entregue ao Exército americano para testes. O protótipo sofreu sérias avarias e durante os reparos recebeu diversas modificações, que lhe conferiram trem de pouso semi-escamoteável e cabine monoposto. Renomeada para SEV-1XP, a aeronave foi examinada e finalmente encomendada pela USAAC com o nome de P-35 (77 exemplares entregues em 1937). A Seversky tornou-se depois Republic Corporation e ofertou o avião, agora como EP 1, inclusive para exportação. A Suécia encomendou 130 aparelhos, renomeados J9, porém apenas 60 foram entregues, sendo o restante repassado a USAAC, que o utilizou com resultados insatisfatórios nas primeiras ações da Guerra no Pacífico. O modelo P-35A tinha um motor Pratt & Whitney R-1830-45 com 1.050HP de potência. A envergadura era de 10,97m e o comprimento de 8,18m. Suportava peso máximo de decolagem de 3.050Kg; atingia a velocidade máxima de 500Km/h, com alcance de 1.530Km e teto de 9.570m. A aeronave estava armada com duas metralhadoras de 7,62mm (calibre .30) mais duas metralhadoras de 12,7mm (calibre .50).



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