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BIODIESEL 27/1/2008 Destaques Mal começou a obrigatoriedade de adição de 2% de biodiesel ao diesel no Brasil e os problemas já estão aparecendo. Está faltando caminhão para transportar combustíveis. Hoje, o preço do frete para transporte de biodiesel é 30% maior do que o valor pago pelo etanol, gasolina ou diesel. Ou seja, o nascente biocombustível está pagando um extra para rodar pelas estradas brasileiras. Conseqüentemente, a frota dedicada aos outros combustíveis está apertada. As entregas de etanol no Nordeste, por exemplo, estão complicadas dada a reduzida oferta de transporte. E o problema não tem solução no curtíssimo prazo. Isso porque os fabricantes de caminhões-tanques só conseguem honrar novas encomendas em um prazo de nove meses.Quem acompanha o mercado de biodiesel diz que esse descompasso só existe porque há a obrigatoriedade imposta pelo governo de adição do combustível de óleos vegetais ao diesel (e a distribuidora que não fizer a mistura pode ter o fornecimento de diesel interrompido). Caso contrário, quem não teria caminhão disponível seria o novíssimo biodiesel.



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