Longevidade 
(Carlos Rossi;  Mega Arquivo e Superinteressante)
  
Entendendo o envelhecimentoO fato de todos os organismos terem que envelhecer e morrer é um enigma cuja solução pode prolongar a vida do homem.
 Um número cada vez maior de cientistas estão dizendo que viver 200 anos não é um desejo inatingível. O segredo estaria nos genes. Quando chega a hora, o gene da morte entra em ação, para desativar os mecanismos vitais e levar o corpo ao fim. O que se tenta agora é desativar as engrenagens letais de modo que se prolongue o período de vida o máximo possível. O elixir da juventude tentado desde o tempo dos alquimistas, por enquanto só foi testado em moscas. Em escala humana seria como morrer perto dos 150 anos. Nos países desenvolvidos a atual expectativa de vida é de 75 anos para homens e 79 para mulheres. As supermoscas robustas eram também, apesar da idade, vigorosas como as mais jovens. A meta da ciência é entender o processo de envelhecimento. A única pista até agora são os antioxidantes, as substância que, de um modo geral, protegem as células contra o excesso de reações com o oxigênio, que perambulando livre nos organismos é notório vilão das células, danificando tecido, gorduras e o próprio DNA, matéria prima dos genes.   Ele poderia ser o próprio motor do envelhecimento. Este portanto, seria conseqüência natural da vida : a medida que o tempo passa, o acúmulo de oxigênio livre gera um número crescente de defeitos nas células, até inviabilizar de vez seu funcionamento. Em analogia com a destruição dos metais, também causada pela oxidação, as pessoas não morrem, mas enferrujam. Acima de 80 anos a perda da massa muscular é de 20%. As pessoas se tornam cada vez mais incapacitadas por apresentar defeitos que o corpo acumula, e esse segue um programa cujo o objetivo é dar fim á vida.
 Para alguns pesquisadores a chave estaria no telômero, fragmento de gene que marca o início e o fim dos cromossomos. Todo cuidado é pouco, porém quando se avançam idéias que representam meras especulações. O prazo de 150 anos ou 200 é apenas uma razoável medida daquilo que se poderia obter para a longevidade quando se tem em mente o que já se conseguiu na prática. 
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- Novas Descobertas Sobre O Envelhecimento
  
  
- Menos Radicais Livres, Mais Vida
  
  
- Medicina Ortomolecular- Longevidade E O Consumo De Calorias
  
  
- Longevidade – Gostaria De Viver 100 Anos?
  
  
- Longevidade – A Ciência Tenta Deter A Velhice
  
 
 
 | 
     |