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Tornar-se pessoa
(Rogers; Carl)

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Condições externas de desenvolvimento da criatividade
Rogers estabelece condições externas de desenvolvimento da criatividade construtiva que fazem emergir e desenvolver as condições internas. A primeira dessas condições é a segurança psicológica. As condições psicológicas de segurança alcançam-se através da associação de três aspectos: a aceitação do indivíduo como valor incondicional (que é também uma das condições que tornam possível a comunicação) e que, na relação educativa, acontece sempre que o professor, com a função de facilitar o crescimento, sente que o indivíduo tem um valor específico e original. Esta atitude é, no fundo, a realização de uma atitude autêntica quando o professor se apercebe das potencialidades do indivíduo e manifesta nele uma fé incondicional. Então o indivíduo sente-se num clima de segurança, apercebe-se de que pode ser o que é, sem medo, sem qualquer máscara ou fachada.
Outro aspecto, necessário à segurança psicológica, é o estabelecimento de um clima que manifeste total ausência de apreciação exterior; tal acontece quando não formulamos quaisquer juízos sobre a outra pessoa. Na verdade, quando o fazemos, é sempre a partir do nosso centro de apreciação, constituindo, para o outro, uma ameaça que cria nele um sentimento de defesa.
É ainda necessário a compreensão por empatia que permite aceitar o outro tal como é, o que lhe transmite segurança. Isto só é possível quando realizo um descentramento e parto do ponto de vista do outro. Dessa forma, consigo compreender os seus sentimentos e os seus actos e esta condição, associada às duas condições anteriores, faculta plenamente a segurança psicológica.
A liberdade psicológica é a segunda condição externa que podemos estabelecer e que facilita o desenvolvimento das condições externas da criatividade. Uma completa liberdade de expressão simbólica favorece a criatividade. Esta liberdade permite ao indivíduo um vasto horizonte para pensar, para sentir e para ser o que realmente é no seu mundo mais íntimo. Deste modo, favorece-se a abertura e o jogo espontâneo da associação, de percepções, de conceitos e significações que constituem uma parte da criatividade.
A liberdade psicológica é, uma liberdade responsável, que permite a um indivíduo ser ele mesmo, favorecendo o desenvolvimento de um centro seguro de apreciação no interior do indivíduo e que estabelece as condições interiores da criatividade construtiva.



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