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Enurese e Encoprese
(Ana Rita Dias; Psicóloga)

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Cada criança tem um desenvolvimento único e particular, ainda que as etapas do seu crescimento ocorram normalmente dentro de padrões mais ou menos estabelecidos. Em relação ao controlo voluntário dos esfíncteres, este ocorre, na maioria das crianças, entre os 2 e os 4 anos de idade, primeiro durante o dia e depois também durante a noite. O desenvolvimento deste controlo depende de vários factores, nomeadamente ao nível da neurofisiologia, da própria cultura ou de relação afectiva e emocional.Quando a criança demonstra dificuldades nesta etapa do seu desenvolvimento, podem-se originar perturbações esfíncterianas, conhecidas como a Enurese e a Encoprese.A Enurese define-se pela emissão activa completa e não controlada de urina, após a idade de maturidade fisiológica. Por vezes a enurese é somente nocturna, outras vezes é diurna e em alguns casos ocorre tanto de dia como de noite. Em termos de frequência, a enurese pode ser diária, irregular ou intermitente (esta última normalmente transitória).A Encoprese é mais rara e grave do que a enurese e consisite na defecação nas cuecas em crianças que já ultrapassaram os 2/3 anos de idade. Na maioria das vezes ocorre durante o dia e precede-se a uma fase em que a criança já teve a capacidade de conter as fezes. Quanto à frequência, esta pode ser diária ou pluridiária, ainda que o mais comum seja intermitente, estando relacionada com determinados episódios de vida da criança. Tanto a enurese como a encoprese podem e devem ser tratadas, pelo que um psicólogo poderá ajudar a criança e os pais a lidarem com este problema. A criança adquire a aprendizagem, através dos pais e educadores, de que a determinada altura se deve fazer xixi e cocó no bacio, e esta constitui uma das primeiras censuras que enfrenta. Poderá ser exercida sobre a criança uma pressão na aquisição da higiene, que será sentida como mais ou menos severa. Por outro lado, a urina e as matérias fecais veiculam uma enorme carga afectiva para a criança, que poderá conter aspectos negativos e positivos ao nível relacional e afectivo. Se os aspectos positivos predominarem, a aquisição do controlo esfíncteriano será feita de uma forma natural e prazerosa para a criança.



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