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Controle da Qualidade Total
(Roberta Mello)

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Controle da Qualidade Total



Para que uma empresa
sobreviva e necessário que a satisfação do cliente venha em primeiro lugar. É
importante que o cliente fique satisfeito por um bom tempo com a compra do
produto ou serviço.

Mas não é somente o
cliente que deve ficar satisfeito, o empregado também deve ser tratado com
respeito, e isso inclui não somente tratá-lo bem, mas ele deve ser reconhecido
pelo seu trabalho e deve ser remunerado de uma maneira justa.

Outra pessoa que é
afetada dentro da empresa é o acionista. A empresa deve obter lucros para poder
pagar os dividendos e com isso criar novas oportunidades.

O vizinho da empresa
também precisa ser respeitado. Uma empresa comprometida com qualidade precisa
cuidar do meio ambiente e não poluir o ambiente.

Uma empresa que se
compromete com a Qualidade Total é praticamente uma sobrevivente no que diz
respeito a satisfação do cliente.

Qualidade Total são
todas aquelas dimensões que afetam a satisfação das necessidades das pessoas. A
seguir:

- Qualidade – envolve todo
o processo, seja qualidade da empresa, qualidade da administração, qualidade do
sistema, etc.

- Custo – todo o custo
da empresa deve ser incluído, não só custo das compras, mas o custo com
recrutamento, com as vendas, etc.

- Entrega – se entrega
foi efetuada no prazo certo, se houve entrega errada, etc.

- Moral – pode ser
medido se a empresa possui muitas reclamações trabalhistas, turn-over,
absenteísmo, etc.

- Segurança – se o
produto não causou e não causa nenhum dano ao cliente, o número de acidentes,
qual a gravidade, etc.

Hoje em dia não basta
apenas exigir e cobrar resultados, outros princípios devem ser adotados, como
por exemplo: Lembrar sempre que o cliente é o rei, para com isso não permitir a
venda de produtos defeituosos; Não permitir que um mesmo problema ocorra duas
vezes; Respeitar os empregados porque assim eles trabalham melhor, etc.

Se as empresas
trabalharem em busca da Qualidade Total com certeza terão mais lucros e mais
clientes satisfeitos. O que mais temos visto são empresas que só querem vender
e não se preocupam em nada com os seus empregados e muito menos com a
satisfação dos seus clientes.



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