BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


o computador
(Fernando Fernandes)

Publicidade
O COMPUTADOR Começou com o ábaco há 3.000 anos, e teve nova evolução há 350 anos, ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente. Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos. Os gregos e romanos, na antiguidade, utilizavam o ábaco para calcular, e depois os chineses e japoneses o aperfeiçoaram. Computado por definição Verbete: computador: [Do latim computatore.]. S. m. Aquele que faz cômputos, que calcula. Computador eletrônico: processador de dados com capacidade de aceitar informações, efetuar com elas operações programadas, fornecer resultados para resolução de problemas. Dividem-se em dois grandes grupos: computadores analógicos e digitais. Quanto à evolução tecnológica, podem ser divididos em: computadores de 1ª. geração - utilização de válvulas; de 2ª. geração - utilização de transistores; de 3ª. geração - utilização de circuito integrado (Dicionário Aurélio Eletrônico versão 1.2 - 1993.) É com esta definição, obtida em alguns instantes com alguns toques no teclado de um computador, que começa esta rápida viagem pelo mundo da computação, que pretende dar uma noção geral aos leitores de todo esse mundo futurístico, que em alguns anos invadiu nossas vidas de todas as formas imagináveis e até de algumas nunca antes imaginadas. Mas, para compreender o presente, é preciso voltar ao passado, muitos séculos atrás. Quando a civilização se formou, havia produtos para trocar, distâncias a medir e comparar, medidas a representar e valores a registrar para que pudessem ser depois utilizados. A humanidade começou cedo a calcular, surgiram as contas. E surgiram também instrumentos para ajudar o homem a contar. Um deles é o ábaco, que muitos japoneses usam até hoje, A posição das contas forma uma espécie de memória da soma. Assim como a imprensa revolucionou o pensamento no século XV, o computador causou uma revolução semelhante. As grandes mudanças tecnológicas ocorreram em vários setores da sociedade. Na telecomunicação, o aperfeiçoamento cada vez maior dos aparelhos celulares; na medicina, a rapidez e a possibilidade de diagnósticos, antes não possíveis. Enfim, todas essas evoluções científicas foram favorecidas pela informática, com o aprimoramento dos processos de produções e pesquisas. E o grande desafio para nós educadores é a introdução da informática na educação, como um elemento para uma reflexão sobre a construção do conhecimento, como um recurso de apoio no processo ensino-aprendizagem, oportunizando uma metodologia que permita aos alunos aprenderem a buscar, selecionar as informações, a trabalhar as competências e a desenvolver suas habilidades. Trata-se de desenvolver uma ação pedagógica que proporcione ao educando a produção do conhecimento e uma formação crítica e inovadora que leve à aprendizagem.



Resumos Relacionados


- Computador

- Www.widesoft.com.br

- A História Do Computador

- História Do Computador Moderno

- Euro.spacedep.com



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia